Saúde

Prefeito Rodrigo Hagge faz live sobre novo momento da pandemia

Na noite desta terça-feira, 23, o prefeito Rodrigo Hagge realizou mais uma live para falar sobre o novo momento da pandemia. Além de apresentar os dados epidemiológicos do município, lamentar as vidas perdidas e se solidarizar com as famílias enlutadas, o prefeito falou sobre as ações da gestão para evitar a circulação do vírus e para buscar atender a todos os pacientes.

Ações de combate à COVID

Através do projeto Viver Bem, o governo municipal segue distribuindo máscaras e panfletos educativos, a fim de continuar conscientizando a população sobre a necessidade de manter as medidas hábitos saudáveis e continuar com as medidas de segurança indicadas para evitar o contágio.

A secretaria de Infraestrutura voltou a fazer a desinfecção dos pontos mais movimentados da cidade. Centro comercial, UPA e Hospital Cristo Redentor foram os primeiros locais a serem desinfectados com o hipoclorito. Nesta terça, a equipe esteve higienizando, novamente, a UPA e o centro, além de agências bancárias e Comutran.

O município inaugurou, ainda, um gripário para atender pacientes com sintomas gripais. O objetivo é identificar precocemente a doença, fazer um tratamento adequado e manter, pelo máximo de tempo possível, o paciente sem internação. Uma infectologista foi contratada para fazer um protocolo de cuidados e uma análise criteriosa dos casos.

O gripário desafogou o atendimento da UPA que vem atendendo além do que foi planejada. Montada como uma unidade de porte 1 (mais simples), a UPA de Itapetinga vem atendendo como uma de porte 3 (com equipe maior e mais equipada). A unidade possui hoje 8 leitos covid completamente equipados.

Vacinação

O prefeito falou, ainda, sobre a campanha de vacinação. Itapetinga está vacinando agora os idosos com mais de 70 anos. De acordo com Rodrigo Hagge, o cronograma de vacinação é elaborado pelo Ministério da Saúde e os municípios precisam seguir as diretrizes do governo federal. Assim, apesar de entender as solicitações de algumas classes, Itapetinga não pode alterar a ordem dos grupos prioritários nem incluir novos profissionais nas fases já determinadas.

Até o início desta semana, o município imunizou cerca de 7% da sua população.

Rodrigo Hagge pediu ainda que as pessoas continuem mantendo todas as medidas de segurança para que possamos, o mais rápido possível, vencer o vírus e por fim à pandemia.