Início >   Notícias >   Educação

Plenária Cultural debate estratégias e políticas públicas para movimentar o setor

Na noite desta quinta-feira, 26, a prefeitura de Itapetinga realizou a I Plenária Cultural de 2023. Na Casa da Amizade, agentes culturais se reuniram para debaterem, entre outras questões, as políticas públicas para o setor.

Ao abrir o evento, o secretário Fábio Viana falou sobre a nova organização da secretaria. Desde a primeira semana de janeiro, a cultura se incorporou à secretaria de Educação que também abrigou as áreas de ciência e tecnologia. Ao falar sobre a nova estrutura, Fábio assumiu a responsabilidade de dar novo movimento às ações culturais do município. E para apresentar as ideias iniciais para o setor, o secretário propôs um calendário de atividades para 2023 que foi debatido de forma participativa com todos os presentes. “Mais do que falar, a gente quer ouvir quem faz a cultura e saber deles os seus anseios para este novo ano”. Na programação está a reabertura do museu no mês de fevereiro e a volta dos festivais de talento de música e dança.

Entre os participantes da plenária, estavam os forrozeiros Juá da Bahia e Edigar Mão Branca, talentos que projetaram nosso município em toda região.

“Cultura é movimento. Nosso objetivo aqui hoje foi, principalmente, construir, junto com aqueles que fazem cultura no nosso município, estratégias para movimentar e projetar todo o potencial que Itapetinga tem no setor. Na área cultural, as expressões e iniciativas surgem naturalmente e sempre em busca de espaços de desenvolvimento e incentivo. E a gestão municipal está aqui para proporcionar esses estes espaços, essa construção”, explicou Fábio Viana.