Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Parque da Matinha equipado para fazer atendimento clínico aos animais do plantel


O Parque da Matinha tem passado por um processo contínuo de requalificação. Agora, além de recintos preparados com enriquecimento ambiental, o Parque oferece aos animais uma clínica completa capaz de realizar desde pequenos procedimentos até os mais complexos.

No último domingo, uma equipe multidisciplinar esteve no Parque para iniciar o check-up anual do plantel. A suçuarana passou por toda avaliação clínica, pesagem, biometria, exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia, coleta de sangue e avaliação odontológica. Esse é um procedimento padrão para animais que precisam de um atendimento recorrente dentro de um ambiente cativo.

De acordo com a veterinária Deboráh Froes, “após a requalificação e construção da clínica dentro do Parque da Matinha, o zoológico passa a ter uma estrutura para receber tanto os profissionais que vão estar realizando os exames como toda a equipe e trabalha aqui e os animais que aqui estão”, disse.

O equipamento estruturado com uma clínica veterinária simplifica a logística, reduz a necessidade de manejo e estresse animal, além de reduzir custos e oferecer mais conforto ao plantel.

Presente no procedimento, o veterinário Rodrigo Rabelo falou das suas impressões sobre a estrutura oferecida pelo nosso parque zoobotânico. “A gente está acostumado a rodar vários zoológicos até pelo mundo, eu trabalho na África, e fiquei muito surpreso com a estrutura. A gente tem um ambiente extremamente positivo, com todos os recursos que a gente precisa para fazer desde pequenos procedimentos até cirurgia mais complexas. Todos esses conjuntos de fatores em termos estruturais refletem diretamente na saúde do plantel”, disse Rabelo.

“O parque vem se estruturando para se tornar um ambiente de lazer para população mas, mais do que isso, ser fonte de pesquisa, educação ambiental, conservação e preservação da fauna e da flora. A julgar pelo que já conseguimos, pelas parcerias já firmadas, estamos no caminho certo”, disse o secretário Fábio Viana.

FIQUE ATUALIZADO