Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Parque da Matinha celebra parcerias para pesquisa e melhoria do meio ambiente

Parcerias sérias e responsáveis são capazes de gerar bons frutos para a sociedade. A parceria entre prefeitura municipal e universidades, por exemplo, tem sido capaz de trazer maior expertise ao Parque Municipal da Matinha e, consequentemente, gerar conhecimento e maior melhoria ao meio ambiente.

Na última semana, por exemplo, um grupo de professores da UFBA esteve no Parque para, junto com a equipe do município, realizar a sexagem e outros exames nas aves do plantel. “Essa avaliação vai ajudar muito na manutenção das espécies e nesse manejo da reprodução. Além disso, através da avaliação sanguínea, nós conseguimos identificar a presença de alguns parasitas que podem ser tratadas”, disse o professor doutor da UFBA, Ricardo Fraga.

“A gente está inserido em um novo contexto de zoológico, que além de exibir, promove preservação e conservação da espécie”, disse o veterinário Robert Lemos ao explicar que, após a readequação do da Matinha, o parque ganhou um novo setor clínico, com sala de ambulatório e sala de cirurgia, capaz de oferecer maior qualidade ao trabalho dos profissionais e maior conforto para os animais.

“Quando chego hoje aqui e consigo me deparar com essas estruturas físicas que foram construídas e reorganizadas para a manutenção e para o trabalho é lindo de ver. Que a gente possa promover esse encontro com a comunidade cada vez mais e ampliar essa visão do zoológico não apenas para exibição, mas também para esse grande movimento de conservação que precisamos tanto”, falou Fraga, ao elogiar a nova estrutura da Matinha, o cuidado dedicado aos animais e as iniciativas de firmar novas parcerias pelo Meio Ambiente.

“Que a gente possa fazer deste espaço, uma grande sala de aula onde os estudantes possam estar aqui presentes e pensando em como auxiliar a matinha nesse processo de educação ambiental para a população”, concluiu o professor.