Início >   Notícias >   Educação

“O fantástico mundo da leitura” é o tema do novo ano letivo da rede municipal

Os gestores das escolas públicas municipais reuniram-se na última terça-feira, 24, para planejar o novo ano letivo. Com expectativas de grandes avanços, principalmente, no fazer pedagógico, a reunião debateu novas formas de otimizar o ensino e a aprendizagem.

“A gente viveu um tempo de reestruturação necessária da parte física das nossas unidades. Hoje temos escolas com ambientes capazes de promover uma educação de mais qualidade, com mais conforto, com novas ferramentas de ensino e com estrutura propícia para acolher nossa comunidade escolar. Agora, a gente foca no fazer pedagógico ainda mais efetivo, com todo o suporte que o nosso aluno precisa”, explicou o secretário Fábio Viana.

Com o tema “Nas Asas da imaginação: o fantástico mundo da leitura”, o ano letivo de 2023 investirá no fomento da leitura e escrita para a potencialização da aprendizagem. “A leitura nunca será um tema exclusivo dos professores de língua portuguesa e literatura. Ela se impõe em todas as áreas do conhecimento. Se a criança não consegue compreender um texto com eficiência, ela será incapaz de interpretar o enunciado de uma questão mais complexa de matemática, por exemplo”, disse o diretor de atendimento pedagógico, Manoel Neto.

Pensando em auxiliar na exploração do tema escolhido, a secretaria de educação reformou o “Expresso da Leitura”, uma biblioteca itinerante, montada dentro de um ônibus que circulará levando todo o encanto e a magia da literatura. “Será mais um equipamento para que a gente consiga aproximar os nossos estudantes da leitura. Mais uma maneira de formarmos jovens leitores, capazes de aprender com mais facilidade e produzir pensamento crítico e analítico”, contou Viana.

As aulas nas escolas municipais começam no dia próximo dia 06 e a expectativa é de uma educação ainda mais estruturada, que forme cidadãos capazes de realizar grandes sonhos.