Secretaria de Saúde realizou ação de prevenção contra IST/HIV/Aids no Parque de Exposições Juvino Oliveira
20 de maio de 2022
A Secretaria de Saúde de Itapetinga aproveitou a exposição agropecuária e a grande concentração de pessoas no Parque Juvino Oliveira para realizar ações de prevenção contra as IST/HIV/AIDS. As equipes do SAE/CTA – Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento – distribuíram panfletos educativos e preservativos, orientando sobre os riscos das doenças, suas consequências e, principalmente, as formas de preveni-las. Junto com elas estavam, também, o grupo de saúde mental do município para, em uma ação coordenada, promover a redução de danos. Durante todos os dez dias de evento, a secretaria oferece testagem rápida para as doenças e, em casos positivos, o encaminhamento para as unidades para o devido acompanhamento. Em dezembro de 2021, a prefeitura de Itapetinga inaugurou a sede do CTA, localizada na Rua Olímpio Vieira, 112, Centro. O Centro funciona de segunda à sexta, das 7h às 13h e está aberto para que a comunidade tire suas dúvidas e os pacientes sejam acolhidos com todas as ferramentas capazes de atendê-los de forma humanizada, cautelosa e sigilosa.
Leia mais...Vigilância Sanitária instrui manipuladores de alimentos durante a Exposição Agropecuária
20 de maio de 2022
A prefeitura de Itapetinga tem atuado na 50ª Exposição Agropecuária para garantir a realização de um evento bonito e, principalmente, seguro para todos. Buscando fortalecer as ações de proteção à saúde coletiva, a Vigilância Sanitária vem realizando atividades educativas e de orientação com os manipuladores de alimentos que estão trabalhando na festa. O objetivo é fazer com que eles fiquem atentos às condições sanitárias e de conservação dos alimentos comercializados no Parque Juvino Oliveira. Os manipuladores de alimentos são de extrema importância para a garantia de um produto seguro. Esse profissional faz parte da garantia do controle da qualidade e a segurança dos alimentos. Por estarem em um parque de exposições, os cuidados precisam ser redobrados. “É fundamental que se entenda que, somente a utilização de uma rigorosa metodologia que garanta a higiene e o controle na produção, consegue-se alimentos que não ofereçam perigo à saúde dos consumidores. Dessa forma, o manipulador de alimentos deve ter consciência de sua importância para a obtenção de produtos que são seguros à saúde”, explicou Mariana Caldeira, coordenadora de Vigilância Sanitária do município. O grupo da secretaria de saúde municipal distribuiu panfletos e passou informações sobre os hábitos adequados para evitar a contaminação de alimentos ou ainda transferência de microrganismos de um alimento para o outro.
Leia mais...Prefeitura oferece café da manhã para trabalhadores da Exposição Agropecuária
14 de maio de 2022
A 50ª Exposição Agropecuária de Itapetinga iniciou nesta sexta-feira, 13, com uma série de equiprovas, grandes negócios e muita diversão. Ciente da importância da nossa mais tradicional festa, a prefeitura municipal está presente na realização do evento, desde os preparativos do Parque Juvino Oliveira, e permanecerá com sua equipe até o último dia de festa. Na manhã deste sábado, por exemplo, o município ofertou, através da secretaria de saúde, um grande café da manhã para todos os trabalhadores que fazem a exposição. Tratadores, expositores, pessoal da manutenção… todos estiveram reunidos em um grande momento de confraternização, união e reconhecimento pelo trabalho ali desempenhado. “Após dois anos sem a realização da nossa grande festa da pecuária, nós estamos de volta ao parque Juvino Oliveira. A exposição é parte da nossa cultura, da nossa história e nada melhor do que celebrar esse retorno com aqueles que são os responsáveis diretos por fazer deste evento o sucesso que ele é. A prefeitura estará sempre ao lado do Sindicato Rural, buscando formas de fazer permanecer viva a nossa história e de construir o nosso futuro através da nossa maior vocação, que é a pecuária”, disse o prefeito Rodrigo Hagge. A prefeitura disponibilizou, durante toda a realização do evento, os serviços de atendimento à saúde. Além de atender a qualquer intercorrência (quedas, ferimentos, cortes…), o município ainda oferece aferição de pressão e saturação, testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatite B e C, além de vacinação. O stand oficial da prefeitura será aberto no próximo dia 17, após a abertura oficial da 50ª Exposição Agropecuária de Itapetinga.
Leia mais...Em alusão ao mês do trabalhador, prefeitura realiza Feira de Saúde no Parque da Matinha
11 de maio de 2022
Em parceria com as secretarias de saúde e de esporte, a secretaria de meio ambiente promoveu, nesta quarta-feira, 11, uma feira de saúde para os funcionários. A atividade faz parte do Programa de Biossegurança do Parque da Matinha, coordenado pela Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA). Na área do Parque, biólogos, zootecnistas, veterinários, tratadores e pessoal de jardinagem se reuniram para um momento de informação, alongamento, diversão e muita promoção à saúde. Para começar o dia, Anny Grazielle, enfermeira da vigilância do trabalho, falou sobre a importância do uso correto dos EPIs – equipamentos de proteção individual, e da necessidade de consciência em relação aos cuidados pessoais e coletivos na hora da execução das tarefas diárias. O dia seguiu ainda com alongamento, dança e um café da manhã para todos. A secretaria de saúde disponibilizou, ainda, os serviços de teste rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV, além de vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão e saturação. “A gente sabe o quanto a saúde – física e mental – é primordial para que possamos desenvolver um grande trabalho com todo o potencial que disponibilizamos. E nós estamos aqui para ajudar vocês, para dizer que somos parceiros e estaremos juntos para o que precisarem no sentido de tratar, prevenir e minimizar danos à saúde”, afirmou a diretora de vigilância à saúde, Fabrine Sodré. Ao entregar os novos EPIs aos funcionários, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana, falou da importância da conscientização sobre o uso dos equipamentos na redução dos danos causados por acidentes de trabalho e da necessidade de atenção também ao coletivo. “A gente quer oferecer o que temos para que vocês desempenhem um trabalho de forma confortável e segura, mas é preciso que cada um esteja atento à sua responsabilidade com os seus equipamentos e à sua saúde sempre”, disse o secretário.
Leia mais...Gestantes da UBS Arnaldo Texeira participam de atividade especial em comemoração ao dia das mães
11 de maio de 2022
Nesta quarta-feira, em comemoração ao mês das mães, aconteceu, na UBS Arnaldo Texeira, uma série de ações para acolher e atender às gestantes pacientes da Unidade. Além de atividades educativas, uma palestra levou mais informações sobre os cuidados durante os nove meses daquela que é considerada a mais doce das esperas. As enfermeiras Tamilla Ferraz Maciel e Ana Karoline Santos falaram sobre “Acolhimento e Trabalho de Parto” e, principalmente, sobre a necessidade de um atendimento mais humanizado em um momento tão delicado. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a equipe ainda distribuiu fraldas para as gestantes presentes. “Foi, sem dúvida, um momento de muita informação, mas mais do que isso, foi um momento de acolhimento a essas futuras mamães. A gente sabe da essencialidade do atendimento humanizado e é preciso que toda a equipe de saúde esteja consciente do seu dever ao receber as pacientes e que elas também estejam cientes dos seus direitos”, afirmou a enfermeira Tamilla.
Leia mais...Mais de 600 imunizantes foram aplicados no Dia D de Vacinação
11 de maio de 2022
No último sábado, 07, Itapetinga realizou o Dia D de vacinação contra Sarampo e Gripe Influenza. Todos os postos ficaram abertos das 07 às 13h para ampliar o atendimento e, assim, atender àqueles que, muitas vezes, não podem se imunizar durante a semana. Ao todo, 687 vacinas foram aplicadas em crianças e idosos. Nesta segunda fase, as campanhas passaram a ter ampliado o seu público. Para a imunização contra a Influenza, além das pessoas de 60 anos ou mais, crianças (de seis meses a menos de cinco anos) e profissionais de saúde, poderão se vacinar gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade. A campanha para todos esses públicos segue até 03 de junho. Para o sarampo, a campanha é voltada aos profissionais de saúde e às crianças de seis meses a menos de cinco anos. Os profissionais de saúde devem atualizar a situação vacinal (precisam estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral); no caso das crianças, todas as da faixa etária mencionada devem receber a dose. Esses públicos serão vacinados até o dia 06 de junho.
Leia mais...Prefeitura de Itapetinga promove conscientização durante a campanha Abril Verde
28 de abril de 2022
Em alusão à Campanha Abril Verde, a secretaria de saúde de Itapetinga promoveu momentos de conscientização sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e todas as suas formas de prevenção. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para marcar a data, o grupo da Vigilância do Trabalho do município esteve, nos dias 19 e 20, no laticínio Bethânia e, no dia 27, no Hospital Cristo Redentor para buscar construir uma cultura forte de segurança no ambiente de trabalho. De acordo com a Diretora de Vigilância à Saúde, Fabrine Sodré, “um ambiente de trabalho saudável é aquele que preserva a saúde, bem-estar e satisfação dos colaboradores. É preciso que as empresas pensem em estratégias que proporcionem conforto, infraestrutura adequada, benefícios, suporte emocional e colaboração você já está promovendo um dia a dia de trabalho mais seguro e equilibrado”, disse, Fabrine. Os eventos contaram com palestras, distribuição de panfletos educativos, testes rápidos e aferição de sinais vitais.
Leia mais...Prefeitura de Itapetinga oferta serviço de psiquiatria para adolescentes
20 de abril de 2022
Pensando em ainda reduzir os impactos causados pela pandemia, a prefeitura de Itapetinga passou a ofertar, na policlínica municipal, o serviço de psiquiatria para adolescentes com mais de 13 anos. Embora saibamos que as crianças e adolescentes são mais resistentes à ação do vírus do que os adultos, suas mentes estão entre as vítimas preferenciais do cenário atual. Um dos mais completos estudos já realizados sobre os efeitos da Covid-19 na saúde psicológica identificou o aumento explosivo de sintomas de ansiedade e depressão entre jovens. De acordo com a pesquisa, um em cada quadro jovens desenvolveu algum tipo de ansiedade enquanto o novo coronavírus se multiplicava pelo mundo. “Ao implantarmos esse serviço, completamos a rede de atendimento psicológico no município. Já oferecíamos o serviço para adultos. Em 2021, implantamos o atendimento a crianças e, agora, completamos nossa gama acolhendo, também, pacientes entre 13 e 18 anos”, explicou a diretora da Atenção Especializada, Karine Anunciação. Fiquem atentos: O psiquiatra afirma que é preciso que os pais fiquem atentos a sinais de qualquer tipo de alteração no comportamento dos filhos. Normalmente, o adolescente tem alguma mudança de postura, seja comportamental ou acadêmica, tendendo a não se interessar por atividades em grupo e se isolar. É preciso ficar atento aos seguintes sinais: isolamento voluntário, agressividade verbal, automutilação, verbalização de que as coisas não estão boas e descontentamento anormal com o seu cotidiano. Detectado algum tipo de anormalidade, procure a policlínica municipal.
Leia mais...Secretaria de Saúde promove conscientização no Dia Mundial da Doença de Chagas
18 de abril de 2022
A Secretaria de Saúde promoveu uma semana de conscientização sobre a doença de Chagas. A fim de divulgar a prevenção, os sintomas e tratamento da doença, a Vigilância Epidemiológica organizou uma série de visitas e palestras nas unidades de saúde do município em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas. As palestras tiveram o objetivo de realizar uma conscientização necessária para enxergar o paciente para além da doença. Em maio de 2019, o dia 14 de abril foi aprovado como o Dia Mundial da Doença de Chagas, em assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data rememora quando, em 1909, Carlos Chagas identificou, pela primeira vez, em uma paciente, o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença. A doença de Chagas é uma das doenças negligenciadas com maior carga de mortalidade no país. A doença mata, todos os anos, mais pessoas do que qualquer outra doença parasitária. No Brasil, cerca de 6 mil pessoas morrem anualmente devido às complicações crônicas da doença. A forma mais conhecida de transmissão da doença de Chagas é a vetorial, ou seja, aquela transmitida pelo inseto barbeiro. Mas há ainda as transmissões orais, os acidentes laboratoriais e as congênitas – por transplante de órgãos e transfusões sanguíneas.
Leia mais...Itapetinga realiza Conferência Livre de Saúde Mental
11 de abril de 2022
A prefeitura de Itapetinga e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, na manhã desta segunda-feira, 11, a Conferência Livre de Saúde Mental. Com o tema “A Politica de Saúde Mental como Direito”, a conferência buscou envolver a todos na busca por novos caminhos e na criação de melhores alternativas para enfrentar os desafios de, principalmente, humanizar o atendimento em saúde mental. Para abrir os debates, o coordenador farmacêutico, Danylo Patês, ali representando o secretário de saúde, falou sobre os avanços conquistados no setor, que levaram o município a tornar-se referência regional em saúde mental. Patês citou a instalação do CAPS II, primeiro do interior da Bahia, e, mais recentemente, a conquista do CAPS III, também pioneiro no estado. Tudo isso, segundo o farmacêutico, é resultado de um trabalho coerente, responsável e muito competente da equipe que vem, ao longo de anos, assumindo uma postura humanizada no trato do doente mental. E a humanização do tratamento também foi o tema debatido pelo conferencista, o médico psiquiatra, Ivan Gilson. Ao fazer um resumo da história do tratamento psiquiátrico, Ivan mostrou que, inicialmente, a psiquiatria e o manicômio eram vistos como solução social pouco estudada cientificamente. Os manicômios eram lugares para retirar os pacientes do convívio social. Só depois, foram estudadas formas de devolver o paciente à sociedade. De acordo com a coordenadora de saúde mental do município, todo o trabalho feito pelo poder público, atualmente, tem o objetivo de ressocialização e, principalmente, de devolver aos pacientes a sua dignidade humana. “O cuidado com as pessoas é a nossa marca. Por isso falamos em famílias quando citamos a equipe da saúde mental de Itapetinga”, afirmou, Jadira Gomes. A Conferência Livre contou, ainda, com a apresentação do coral do CAPS III, da formação de grupos de trabalho, apresentação de propostas e escolha dos delegados que irão representar o município nas conferências estadual e nacional.
Leia mais...