Notícias Saúde

  • Todos unidos contra a dengue

    A prefeitura de Itapetinga segue se unindo no combate ao Aedes aegypti. Para evitar doenças como dengue, zika e chicungunya, o município se aliou à secretaria de saúde do estado, o Corpo de Bombeiros e ao Tiro de Guerra para promover uma ação conjunta, efetiva e que atinja o maior número de residências e bairros. Nesta terça-feira, 09, o combate começou cedo. Saindo das Casas Populares, 14 equipes formadas por agentes de saúde, agentes de combate a endemias, atiradores e bombeiros se dividiram para visitarem as casas, fazerem aplicação de larvicidas, eliminarem focos do inseto, recolherem lixos e entulhos de residências e terrenos baldios e oferecerem orientações à população sobre como evitar a dengue que tem se espalhado por todo o país. A ação seguirá até o dia 19, passando pelos bairros com maior índice de infestação do mosquito e maior incidência da doença. A ideia é fazer a maior cobertura possível para evitar a proliferação do inseto, eliminando-o ainda na fase de larvas. “A gente tem buscado formas de proteger a população com um trabalho preventivo e educativo. Temos feito visitas domiciliares, aplicado larvicidas através das bombas costais, realizado mutirões de limpeza. Mas nada disso será suficiente sem o auxílio de toda a comunidade, dentro de suas casas, vigiando seus quintais, eliminando reservatórios de água e evitando a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças que ele transmite. Ao unirmos forças com o estado e a união, a gente se fortalece e convoca a todos para entrarem nesta luta conosco”, explicou a secretária de saúde, Rosânia Rabelo.

    Leia mais...
  • Residencial Neto Fernandes recebe o programa Prefeitura Mais Perto de Você

    Sábado foi dia de levar serviço público para mais perto da população. Desta vez, os moradores do Residencial Neto Fernandes receberam, na porta de suas casas, atendimento médico, serviços de desenvolvimento social, educação ambiental, projeto de leitura e muita diversão. Vacinação, exames preventivos, odontológicos, atendimento de nutricionistas e até distribuição de medicamentos estavam a poucos passos da população. A criançada curtiu no pula-pula e o escorrega, comeu algodão doce, pipoca e geladinho. Ainda teve dança e esporte em um dia inteiro de cuidado e atenção para toda a população. https://www.youtube.com/watch?v=RylMK4B-If0 O Neto Fernandes é a terceira região beneficiada pelo programa Prefeitura Mais Perto de Você. Com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço público e buscar estar mais próximo da população, ouvindo e entendendo as suas necessidades, a administração municipal leva para os diversos bairros da cidade atendimentos especializados, dirimindo demandas reprimidas e acolhendo a população. “A prefeitura tem buscado ampliar o atendimento em quantidade e abrangência, mas a gente sabe que algumas pessoas ainda têm dificuldade de acesso por tempo, distância ou, até mesmo, por desconhecer o que o serviço público oferece. Por isso, e para fazer uma gestão mais participativa e humanizada, a gente tem levado à prefeitura e seus agentes para os bairros, mais perto do seu povo”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Neam e prefeitura de Itapetinga realizam ação em homenagem às mulheres no Neto Fernandes

    Nesta quarta-feira, 13, em parceria com a prefeitura de Itapetinga, o Neam (Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher) realizou um grande evento em homenagem ao mês reservado para elas. No residencial Neto Fernandes, uma gama de serviços foi oferecida para atender e aumentar a autoestima das moradoras da região. Através da secretaria de saúde e desenvolvimento social, as mulheres tiveram acesso a serviços odontológicos, atendimento com nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e toda equipe multidisciplinar, além de atendomentos do CRM e serviços sociais. Em um espaço agradável, preparado especialmente para o evento, elas puderam aferir pressão e glicemia, fazer pesagem e medição para receberem orientações nutricionais, receberam dicas sobre ginástica laboral, alongamentos e cuidados posturais, além de terem à disposição designer de sobrancelhas, corte de cabelo e muita informação sobre saúde. Para movimentar o corpo e trabalhar também a saúde mental, o professor Helio preparou uma aula com muita dança e atividade física. Houve, ainda, brinquedo para a criançada, lanche e instruções. A equipe do Neam estava à disposição para passar orientações e atender às ocorrências relacionadas à violência contra a mulher, através de um atendimento especializado e humanizado que busque maior eficiência no serviço prestado às vítimas.

    Leia mais...
  • Prefeitura dá continuidade ao combate à dengue através de faxinaços

    A luta contra a dengue continua. No último sábado, 09, a prefeitura de Itapetinga deu continuidade ao faxinaço iniciado no dia 02, nas áreas com maior incidência do mosquito aedes aegypti. Vila Rosa, Clerolândia e Vila Riachão receberam um verdadeiro mutirão de limpeza. Além das equipes das secretarias de transporte e de saúde, o SAAE disponibilizou funcionários e caminhões para auxiliar no trabalho e ampliar a área de abrangência. Ao todo, mais de 300 toneladas de entulhos foram retiradas das áreas, eliminando focos do mosquito. A população também entrou no combate, fiscalizando seus quintais, colocando na rua todo material inservível e que poderia se tornar reservatório de água e, consequentemente, de ovos do aedes aegypti. No próximo sábado, o trabalho de limpeza continua no residencial Neto Fernandes. De acordo com a secretária de saúde, o objetivo é chegar a todos os bairros onde foram registrados maior número de casos da doença e seguir vigilantes para garantir o controle e evitar a proliferação do mosquito. “A gente sabe que o luta contra a dengue é um trabalho de todos. A população tem se conscientizado sobre isso e, junto com o poder público, seremos capazes de vencer essa batalha”, disse a secretária Rosânia Rabelo. https://www.youtube.com/watch?v=CSGTfFq9wq4

    Leia mais...
  • Prefeitura realiza faxinaço em áreas com maior infestação de aedes aegypti

    A prefeitura de Itapetinga realizou, neste sábado, 02, o Dia D de combate à dengue. Nos bairros que apresentaram maior número de notificações da doença, receberam um grande faxinaço, junto com um trabalho educativo de conscientização sobre os riscos das arboviroses e as formas de preveni-las. Nos bairros Clerolandia, Hilda Gama, Vila Aurora e Nova Esperança, as equipes de saúde e transporte recolheram entulhos e fiscalizaram áreas onde fossem possível acumular água parada e tornarem reservatorio para ovos do mosquito. Uma carregadeira, duas retrocarregadeiras, 6 cacambas, quatro caminhonetes e mais de 100 pessoas estiveram envolvidas na ação. Mais de 300 toneladas de entulho foram recolhidas. A ajuda da população foi essencial. Os moradores colocaram nas portas tudo que não estivesse sendo utilizado, receberam os agentes de endemias e se uniram ao poder público na luta contra o aedes aegypti.

    Leia mais...
  • Prefeitura organiza Dia D de Combate à Dengue com grande mutirão de limpeza

    A Bahia registrou 16.771 casos prováveis de dengue até o último dia 24. O dado representa o aumento de quase 100% em relação a 2023. No total, 64 cidades baianas estão em situação de epidemia para dengue. Itapetinga acaba de entrar para a lista e, por isso, a prefeitura intensifica as ações de prevenção e combate. Nesta quarta-feira, as secretarias se reuniram para programarem um grande faxinaço nos locais com maior índice de infecção. No próximo dia 02, será realizado, nos bairros Clerolândia, Vila Aurora, Hilda Gama e Nova Esperança, um mutirão de limpeza e eliminação de focos do mosquito aedes aegypti. Agentes de endemias já estão em campo orientando a população a descartar todo material inservível que possa acumular água parada e tornar-se reservatório para ovos do mosquito. Pneus velhos, garrafas, vasos sanitários e até móveis que não estão sendo utilizados devem ser colocados na rua no sábado para que a equipe da prefeitura os recolham. “A gente sabe que não é possível vencer a luta contra a dengue sem a participação de todos. Por isso, a população precisa entrar com a gente na batalha, fiscalizando seus quintais e eliminando focos de dengue, por cada um e por todos nós”, explicou a secretária Rosânia Rabelo.   

    Leia mais...
  • Itapetinga sedia encontro regional de saúde e torna-se referência no setor

    Na manhã desta quarta-feira, 28, a secretaria de saúde de Itapetinga reuniu os representantes do setor de toda a região para debaterem o fluxo do Hospital Municipal Virginia Hagge, que será inaugurado no próximo mês. 12 cidades enviaram seu corpo técnico de saúde para participarem de um momento importante de avanço no cuidado e atendimento do Sus, desde a atenção básica até à especializada. Ao abrir a reunião, a secretária Rosania Rabelo falou sobre o déficit que tínhamos em relação ao atendimento à gestante, maternidade e saúde da criança. Ao apresentar a importância do pré-Natal para reduzir a mortalidade materna, a partir de uma assistência humanizada, a enfermeira Yandra Oliveira falou sobre o trabalho desenvolvido no município. Nos postos de saúde, um protocolo criterioso foi criado para otimizar o atendimento. Uma planilha completa faz o acompanhamento de todos os dados gestacionais. Para garantir a saúde das futuras mamães, o município oferece atendimento multidisciplinar com vacinação, atendimento odontológico, prescrição de vitaminas e medicamentos necessários, além de serviços especializados com nutricionistas, fisioterapeutas. Há, ainda, a disponibilização de duas ultrassonografias por gestante. O atendimento especializado para gestantes de alto risco também foi explanado como um programa que oferece segurança e mais possibilidade de garantir vida. Atualmente, o município tem quase 600 grávidas acompanhadas na rede municipal, cerca de 80 delas estão acolhidas pela rede de alto risco, sendo cuidadas com os critérios necessários. “Itapetinga tem ganhado destaque e se consolidado como polo regional, também na saúde. Ao inaugurar o hospital municipal, nossa cidade inaugura um novo tempo no atendimento SUS e dá mais um passo nesse desenvolvimento, fortalecendo-se como referência em todo o estado”, esclareceu a secretária Rosânia Rabelo. À tarde, o grupo discutiu saúde mental, setor no qual Itapetinga já é referência por possuir uma rede completa de atendimento com Caps III, Caps Ad e duas residências terapêuticas. “A ampliação do atendimento à saúde é uma demonstração clara de que o município se preocupa com seus cidadãos, trabalha com seriedade e, principalmente, de forma humanizada, porque uma administração pública tem como função primordial cuidar de gente”, disse o prefeito Rodrigo Hagge. https://www.youtube.com/watch?v=ciCEwgKgmaA

    Leia mais...
  • Agentes de Endemias no combate à dengue em Itapetinga

    Os casos de dengue no Brasil já superam o registrado no pico da epidemia de 2023. De acordo com dados do Ministério da Saúde, três semanas de 2024 tiveram números de casos superiores à semana de ápice do ano passado. O Brasil registrou 151 mortes por dengue em 2024, segundo dado divulgado nesta quinta-feira, 22. Até agora, o país soma 740.942 casos prováveis da doença. O Aedes Aegypti utiliza todo o tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Alguns são conhecidos: garradas e embalagens descartáveis, latas, vasos de plantas, pneus e plásticos. Mas há lugares que, muitas vezes, o mosquito utiliza para se reproduzir e que são desconhecidos das pessoas. É aí que entra o trabalho dos agentes de combate a endemias. ‘‘Esses profissionais que atuam na linha de frente do combate ao mosquito são treinados e capacitados para detectar riscos de vetores para os próprios residentes e para a comunidade, orientando as famílias, visitando as casas uma a uma. Ninguém quer que sua residência seja um local de risco. Por isso, é importante abrir as portas para esse serviço de proteção’’, ressalta o coordenador de Endemias Márcio Ribeiro. Cabe também aos agentes de endemias a tarefa de vistoriar imóveis não residenciais, acompanhado pelo responsável, para identificar locais e objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros do mosquito. Conheça outras atribuições dos agentes de enfrentamento ao Aedes Aegypti: – Informar o responsável pelo imóvel não residencial sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue; – Vistoriar e tratar os imóveis cadastrados e identificados pelo agente comunitário de saúde (ACS) que necessitem do uso de larvicidas ou remoção mecânica de difícil acesso, que não possam ser eliminados pelo ACS; – Elaborar e executar estratégias para o encaminhamento das pendências (casas fechadas ou recusas do morador em receber a visita); – Orientar a população sobre a forma de evitar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do mosquito; – Promover reuniões com a comunidade, com o objetivo de mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue; – Notificar os casos suspeitos de dengue, informando a equipe da Unidade Básica de Saúde; – Encaminhar ao setor competente a ficha de notificação da dengue, conforme a estratégia local. Pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos acima de 65 anos são mais suscetíveis às complicações da dengue, chikungunya e zika. Caso tenha um desses perfis, os cuidados de combate ao mosquito devem ser redobrados. Confira alguns cuidados: – Mantenha a caixa d’água bem fechada; – Guarde pneus em locais cobertos; – Limpe bem as calhas de casa; – Amarre bem sacos de lixo e não acumule entulho; – Esvazie garrafas PET, potes e vasos; – Coloque areia nos vasos de planta; – Receba bem os agentes de saúde e de endemias. Eles fazem um trabalho fundamental no combate ao mosquito. Em caso de aparecimento de sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios por conta própria.

    Leia mais...
  • Itapetinga intensifica ações de combate à dengue

    Com o último período chuvoso e calor intenso, são intensificadas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti para evitar a proliferação e transmissão das doenças.Desde o ano passado, o Ministério da Saúde, estados e municípios estão em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico de todo país, unindo esforços e trabalhando pela conscientização sobre medidas de prevenção em todo território nacional.Diante do aumento do número de casos de dengue no Brasil, ressaltamos que no momento é de intensificar os cuidados e unir esforços para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. Essa é a principal forma de evitar a transmissão das doenças. Não deixar água parada e estar atentos aos locais que podem se tornar criadouros do mosquito em casa é fundamental, já que cerca de 75% dos focos estão dentro das residências. A Prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Saúde continua com ações de prevenção.Os Agentes de Combate as Endemias estão percorrendo as ruas e realizando visitas nas residências, estabelecimentos comerciais e empresas. O trabalho consiste na conscientização da população sobre a limpeza das casas e dos terrenos e instruindo sobre quais materiais devem ser descartados, como os que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. A colaboração de toda a população é essencial.“A Prefeitura de Itapetinga tem feito sua parte, precisamos contar com o apoio da população no combate a essa doença, porque unidos somos mais fortes”, diz o Coordenador de Endemias, Márcio Ribeiro.

    Leia mais...
  • Secretaria de Saúde planeja novo momento para o setor

    Pensando em seguir avançando na saúde municipal, a prefeitura de Itapetinga realizou 2 dias de planejamento e estruturação do setor. Coordenações e diretorias se reuniram para avaliar o trabalho desenvolvido em 2023 e pensar nos desafios a serem encarados para 2024. Durante o encontro, a secretaria Rosania Rabelo falou sobre as mudanças impostas pelo governo federal, as oportunidades a serem abraçadas e os obstáculos que precisam ser vencidos para fazer, verdadeiramente, o Sus no município. Entre as perspectivas para o próximo ano, a equipe apresentou a inauguração do hospital materno-infantil, além da entrega das novas sedes do Samu, da Policlínica Municipal e Caps AD. A equipe também propôs a implantação de um centro para atendimento a pacientes do espectro autista e um centro especializado de referência (CER II) auditivo e físico. Há, ainda, a estruturação de um novo programa de serviço de atendimento domiciliar. Denominado Melhor em Casa, o programa prevê assistência a doentes acamados ou com dificuldade de mobilidade, oferecendo conforto e humanização no serviço. De acordo com a secretária, esse foi um momento de “pensarmos juntos a saúde que a gente quer fazer para a nossa população. Ao analisarmos o ano que se encerra, percebemos que avançamos muito, construímos uma nova era na saúde municipal, mas ainda temos muito a fazer e podemos muito mais. 2024 será – não tenho dúvidas – um ano especial em cuidado com o povo, desde a atenção básica até a mais especializada”, garantiu Rosânia.

    Leia mais...

FIQUE ATUALIZADO