Notícias Infraestrutura

  • Prefeitura atua em recuperação de estradas vicinais

    Janeiro tem sido de reestruturação, reformas e manutenção para a equipe de infraestrutura e transporte de Itapetinga. As fortes chuvas que atingiram o município no final de 2022 deixaram danos, principalmente, nas estradas vicinais que ligam o povoado de Palmares à BA 670. Nessa área, o trecho de 36km conhecido como Cavalo Preto teve as duas cabeceiras da ponte que passa sobre o rio Palmeiras completamente danificadas. Na Serra do Goitacaz, um trecho de cerca de 14km também ficou obstruído. Logo após as chuvas, a prefeitura, em parceria com moradores e produtores rurais da região, iniciou uma frente de trabalho emergencial para liberar o acesso ao povoado. Nos trechos onde foram abertas valas mais profundas, foi necessário realizar o preenchimento com rochas e, posteriormente, aplicar o cascalhamento e fazer o patrolamento. Nas cabeceiras da ponte, o escoramento emergencial com sacos de areia evitou maior erosão e destruição total da área. Para realizar o trabalho, o município enviou caçambas, retroescavadeiras e motoniveladoras, além de F4000 para o transporte de material. Após normalizado o acesso, a prefeitura segue com o trabalho de recuperação e melhoramento dos trechos, reconstrução da drenagem e limpeza de bueiros, além de cascalhamento e patrolamento. “Embora estejamos trabalhando diuturnamente, a conclusão desses serviços depende da estiagem. Alguns processos só podem ser realizados em terreno seco. A prefeitura está produzindo muito cascalho para a recuperação da estrada e para aumentar sua durabilidade. Estamos operando com 3 cascalheiras simultaneamente para dar mais agilidade ao trabalho, mas precisamos de tempo favorável para completar o serviço”, explicou José Renan Ferraz, Coordenador de Serviços de Campo. Estão sendo recuperados, também, os trechos da estrada da Areada (Balsa de Hermogenes), Estrada do Caldeirão e Piabanha.

    Leia mais...
  • Itapetinga recebe novos pontos de iluminação em LED

    Itapetinga foi contemplada pelo Programa de Eficiência Energética da Coelba. Agora, mais de 600 pontos de luminárias na cidade estão sendo substituídos para receber lâmpadas de LED. Através do programa, os bairros Camacã, Primavera, Vilas e Centro terão uma iluminação mais potente e com maior durabilidade, o que oferece à população mais segurança e conforto. O Programa Eficiência Energética vem dar continuidade e maior abrangência ao projeto de melhoria da iluminação pública do município, iniciado em 2019. Mais de 10 bairros já estão iluminados com equipamento mais moderno, bonito e que proporciona melhor visibilidade e segurança a todos. “Além de ter maior via útil, o que proporciona maior economia ao município, as lâmpadas de LED são mais seguras, já que não emite radiação ultravioleta nem causa cansaço visual como os outros tipos. Além disso, por não possuírem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, elas reduzem os impactos ambientais”, explicou o secretário de infraestrutura, Gustavo David, ao lembrar os mais diversos benefícios da modernização da iluminação pública.

    Leia mais...
  • Itapetinga segue ampliando os serviços de pavimentação e melhoria da trafegabilidade

    Em 2021, Itapetinga recebeu o prêmio de Cidade Excelente em Infraestrutura. O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no setor não foi à toa. Desde 2017, o município tem investido em melhorias em suas praças e jardins, área de pavimentação e mobilidade, oferecendo aos itapetinguenses uma cidade, mais bonita, organizada e melhor para viver. O trabalho continua e a equipe da prefeitura já iniciou o ano atuando em pontos críticos de alguns bairros, danificados pela ação das chuvas. Os bairros Quintas do Sul, Vila Érica e Recanto da Colina receberam patrolamento, o que proporcionou mais segurança e conforto nas áreas que antes estavam intransitáveis. A partir da próxima semana, o trabalho segue de forma incisiva no Américo Nogueira e se estende aos bairros onde já foram iniciadas as melhorias. Nos locais já pavimentados que também foram danificados, a prefeitura tem feito um trabalho de tapa buracos. A equipe deve permanecer na Avenida Cinquentenário e na Avenida Flamengo durante toda a semana, melhorando a trafegabilidade das áreas. No bairro Vila Érica, quem vem recebendo o serviço de patrolamento, a prefeitura também iniciará o asfaltamento. A partir desta terça-feira, a rua Arlete Gomes começa a ser preparada para receber a massa asfáltica. “A gente sabe que a população anseia em ver todos os bairros pavimentados, mas esse é um processo longo que estamos percorrendo paulatinamente, de acordo com as possibilidades do município. Os avanços são visíveis. Seguiremos com o trabalho de manutenção e limpeza diários, aperfeiçoando nossos logradouros públicos e construindo uma cidade cada vez melhor”, afirmou o secretário de infraestrutura, Gustavo David.

    Leia mais...
  • Prefeitura de Itapetinga distribui kits de EPIs para seus funcionários

    A prefeitura de Itapetinga entregou, na manhã desta sexta-feira, 29, 420 kits de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – para os trabalhadores das secretarias de infraestrutura e de transporte. Todas as equipes de manutenção de vias, de cemitérios, de asfalto, de capina, além de pedreiros, garis e equipe administrativa receberam, juntos, todo equipamento necessário para que o trabalho seja realizado de forma segura e confortável. “Os kits entregues aos garis, por exemplo, eram compostos por botas, calças, blusas, máscaras e boné tipo Safari”, explicou o secretário de Infraestrutura, Gustavo David, ao ressaltar que, anteriormente, as entregas eram feitas por grupos e, este ano, todos receberam juntos o material que precisava ser renovado. “Pesquisas apontam que o Brasil está em 3º lugar no ranking mundial de números de casos de acidentes de trabalho que resultam em óbito, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. A gente tem buscado fazer diferente, proteger nossos funcionários e criar o ambiente seguro, saudável e agradável. Não há trabalho eficiente sem trabalhador valorizado”, continuou o secretário.   

    Leia mais...
  • Prefeitura age para minimizar danos causados pela chuva

    As chuvas, tão desejadas e necessárias, podem trazer, também, perigos e outros transtornos que merecem atenção e cuidados específicos.Na tarde desta quinta-feira, 04, choveu em Itapetinga cerca de 50mm em menos de uma hora. Como consequência, algumas ruas ficaram danificadas, casas foram invadidas pelas águas ou tiveram o telhado danificado. Desde o final do dia, a prefeitura vem trabalhando em formas de minimizar os estragos causados pela chuva. O prefeito Rodrigo Hagge reuniu-se na sexta-feira, logo cedo, com seus secretários para traçar planos de ação e pedir que acompanhassem de perto os problemas que assolaram a população. As Secretarias de Infraestrutura e de Transporte já trabalham para solucionar os problemas que podem ser resolvidos de forma imediata, como limpeza de valas e ruas, desentupimento de bueiros, retirada de entulhos… Ruas sem pavimentação estão entre as prioridades. A Comutran já adota medidas de segurança para evitar acidentes em áreas onde ainda não chegou intervenção. Enquanto isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social faz visitas à população que teve suas casas afetadas de alguma forma pela ação das águas. As demandas emergenciais já estão sendo atendidas e a equipe já traça estratégias para solucionar as mais complexas. Famílias de bairros como Quintas do Morumbi, José Ivo e Vila Riachão foram as mais atingidas. No José Ivo, um açude sangrou, o que ocasionou um alagamento em duas residências. A Secretaria de Meio Ambiente realizou poda em árvores que, por conta da chuva, tornaram-se um risco para aqueles que estivessem em seu entorno. O município disponibilizou um número para atender a casos de emergência. Em casos de desastres ou acidentes, liguem para: (77) 98804-1139

    Leia mais...
  • Itapetinga recebe Prêmio Band Cidades Excelentes

    Na noite desta quarta-feira, 20, o prefeito Rodrigo Hagge foi a Salvador receber por Itapetinga o título de Cidade Excelente. O Prêmio Band surgiu da parceria entre grupo Bandeirantes e Instituo Áquila para “incentivar a melhoria da realidade dos municípios através da premiação de boas práticas da gestão pública”. Itapetinga ficou em primeiro lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidade com 30 mil a 100 mil habitantes. De acordo com a organização do prêmio, quanto melhor a infraestrutura local de uma cidade, maiores serão as suas atividades econômicas e geração de riquezas. Itapetinga vem construindo um cenário que resulta maior produção de receitas, o que gera melhorias sociais, também. Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, mais do que mobilidade e desenvolvimento econômico, uma boa infraestrutura faz com que a população ocupe de forma mais efetiva os espaços públicos. “Uma cidade só pode ser considerada excelente se tiver nela uma população que viva bem, ocupando os seus espaços de forma harmônica e com segurança. Que encontre, em todos os seus logradouros, espaços de convivência, lazer, esporte, desenvolvimento social e econômico. O espaço só pode ser considerado, de fato, público, se a população estiver completamente integrada nele”, disse o prefeito. InfraestruturaAté o final deste ano, a prefeitura de Itapetinga terá pavimentado 07 bairros (Cidade jardim, Vila aurora, Quintas do Sul, Quintas do Morumbi, São Francisco de Assis, além da finalização Hilda Gama e Américo Nogueira). Em Bandeira do Colônia, serão 7.000m de pavimentação, o que totaliza cerca de 10.000m. Além disso, o município vem trabalhando na instalação do Espaço colaborar, um centro de informática aberto à população. A requalificação do Parque Poliesportivo da Lagoa tem acolhido os praticantes dos mais diversos esportes em suas quadras (inclusive nas de beach sport), na academia ao ar livre e até em suas águas.O distrito industrial municipal oferece benefícios para atrair novos investidores. As escolas foram readequadas, as praças reformadas. A cidade se tornou mais bonita, melhor para se viver e digna, sim, do título de “cidade excelente”.

    Leia mais...
  • Prefeitura recupera mais de 300km de estradas vicinais

    Ciente da sua importância para os mais diversos aspectos, a prefeitura de Itapetinga tem dado atenção especial às estradas vicinais. O trabalho de manutenção dessas vias tem sido constante. Só neste ano, cerca de 300km foram patrolados e/ou receberam cascalhamento. Todos os ramais e estradas principais de Palmares, por exemplo, foram recuperadas. Estradas vicinais em boas condições de conservação apresentam superfície de rolamento com melhor trafegabilidade, o que representa redução dos custos operacionais. Tal redução incide diretamente nos custos finais dos produtos transportados. De acordo com produtores da região, mais de 220 mil litros de leite são escoados por mês através das nossas estradas vicinais. “Além da importância econômica, as estradas vicinais proporcionam acesso às áreas rurais mais restritas e permite que a população possa desfrutar mais facilmente de serviços públicos. O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através dessas estradas. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas todos os dias. Então, é nossa função deixar esse caminho mais leve e rápido, oferecendo mais segurança e conforto”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Tem asfalto na porta de mais itapetinguense

    A prefeitura de Itapetinga segue o seu trabalho de pavimentação e melhoria da infraestrutura do município. Após finalizada a obra do bairro Cidade Jardim, a prefeitura entrega mais de 9.000m² de ruas pavimentadas, o que melhora a mobilidade urbana, o bem estar e a saúde da comunidade. https://www.youtube.com/embed/NQDoMYyKI0A De acordo com o sr. Dermeval Oliveira, “toda vez que chovia a gente levantava e já entrava na lama para ir para o trabalho”. Agora, com a pavimentação em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) seu Dermeval não precisa mais encarar a lama nos dias chuvosos nem a poeira em dias secos. O comerciante Claudio Sousa afirmou que a falta de pavimentação prejudicava o comércio. “Em tempos de seca os produtos ficavam cheios de poeira, o que era ruim para o consumidor. Agora ficou tudo mais limpo e até mais fácil fazer as entregas”, disse o comerciante. “A gente tem buscado, desde o início da gestão, construir uma cidade melhor para a nossa população. E não há como ter comodidade e saúde em meio à tanta poeira e lama. Por isso, a gente tem dado atenção especial às obras de pavimentação dos bairros para oferecer uma vida melhor ao nosso povo”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Tem mais asfalto na Vila Isabel

    O trabalho de pavimentação de ruas e avenidas de Itapetinga segue de forma contínua, em um trabalho que já tem transformado a vida de muitos itapetinguenses. Nesta semana, a prefeitura está concluindo a pavimentação asfáltica do bairro Cidade Jardim, na Vila Isabel. https://www.youtube.com/embed/-cfVJalfPL8 Segundo o secretário de Infraestrutura, Gustavo David, o trabalho começou com a estruturação completa do terreno para oferecer qualidade e durabilidade à obra. “Na primeira etapa, foi executada toda a base do bairro bem como assentamento de guia e meio fio. Nesta segunda fase estamos fazendo aplicação do concreto asfáltico usinado quente, o CBUQ, completando cerca de 9 mil metros quadrados”, afirmou o secretário. “Mais do que melhorar a trafegabilidade, investir em infraestrutura urbana e pavimentação é proporcionar conforto à população, melhorar condições de limpeza e contribuir para a saúde pública. É oferecer vida digna ao povo”, disse o prefeito Rodrigo Hagge ao visitar a obra.

    Leia mais...
  • Prefeitura segue trabalho de recuperação de estradas vicinais

    A prefeitura de Itapetinga segue investindo em mobilidade e conforto para a população. Nesta semana foi finalizado mais um trabalho de recuperação de estradas vicinais. O município patrolou todo o trecho da estrada do Barro Branco, que liga Itororó à região conhecida como Cavalo Preto. Em seguida, a prefeitura recuperou a estrada que liga o povoado de Palmares a Pau Brasil. Entre os trechos recuperados foi feita ainda uma ponte molhada que atravessa o córrego Toucinho, entre Palmares e Pau Brasil.  A obra atende a uma reivindicação antiga, já que, em épocas de chuva, o trânsito pela área era inviável. Toda a obra totaliza cerca de 120km e vai beneficiar produtores e trabalhadores rurais, além de deixar o transporte escolar mais ágil e tranquilo. “As estradas vicinais têm uma importância vital para o escoamento da maior parte da nossa produção. Além disso, todos os dias, inúmeras pessoas precisam atravessar aqueles trechos para trabalharem ou estudarem. Nós não podemos, então, deixar de voltar as nossas atenções para essas áreas diariamente”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...

FIQUE ATUALIZADO