Nesta quinta-feira, Itapetinga registrou mais um caso positivo para Covid.

Um homem, 48 anos, havia viajado para Salvador, onde possivelmente foi contaminado. No último dia 14, ele sentiu tosse e cefaleia. Procurou um médico e, em seguida, fez um teste RT-PCR em laboratório particular. Ele segue em isolamento em casa e está monitorado pela vigilância epidemiológica.

Agora Itapetinga registra, ao todo, 11 casos confirmados. 6 deles enviados pela Secretaria Municipal de Saúde para o Lacen, 2 foram positivados por exame em laboratório particular e 3 foram atribuídos pela Sesab como casos de Itapetinga, mas foram monitorados e testados por outros municípios e, por isso, não são contabilizados pela secretaria.
Destes 11 casos, 7 já estão curados, 2 faleceram e apenas 2 ainda estão com o vírus ativo.

O RT-PCR faz a detecção direta do vírus em secreção respiratória e é o padrão-ouro para diagnóstico da infecção aguda sintomática. Apenas esse tipo de exame de laboratório particular é reconhecido pela Secretaria de Saúde Municipal