Contação de Histórias

O assessor pedagógico Manoel Neto retorna para encantar a todos com novas histórias. Desta vez ele não está só. A violinista Caroline Lima vem trazendo som e muita música colocando ritmo e mais magia em cada nova contação . Preparem-se vamos começar uma nova série de aventuras pelo mundo da leitura.


Severino Faz Chover


Severino era um menino muito esperto que morava em uma terra muito seca onde quase nada nascia. Um dia com muita astúcia arte e brincadeira Severino resolve reunir seus amigos para fazer chover. Será que vai dar certo?

O boi da cara de todas as cores


Que boi da cara preta que nada o boi que vocês vão conhecer nesta história tem a cor que ele quiser. Pode até ser cor de boi mesmo! E aí? Você já viu um boi da cara de todas as cores? E qual a sua preferida?

Dona Chiquinha a Mexeriqueira de Xique-Xique


Dona Chiquinha era uma velhota boateira e tagarela, falava da vida de todo mundo ao contrário de seu marido que era um homem sério e compenetrado. Até que um dia seu marido resolveu montar uma armadilha para sua mulher e ela nunca mais saiu fofocando pelo Xique-Xique, o que será que fez ela mudar de postura?

A Menina do dente mole


Jujubinha é uma menina de 5 anos que está prestes a perder o dente de leite. Mas essa mudança não é fácil para ela e então ela corre para pedir ajuda a avó. Trabalhadas aflição e muita diversão não faltam na história “A menina do dente mole”.

A Botija de Ouro


O que pode acontecer quando uma escrava pobre e maltrata encontra uma botija de ouro? O que os seus senhores podem fazer se descobrirem que ela esconde um grande tesouro? Vai ser preciso muita criatividade e força para esconder tantas moedas que brilham como vagalumes na noite escura.

Os Figos da Figueira


Essa é mais uma história de uma madrastra muito má que maltrata a enteada. Mas este conto popular não termina com um príncipe encantado um casamento no palácio e com o “viveram felizes para sempre”. Escute com atenção e se surpreenda com a história “Os Figos da figueira”

O macaco e sua viola


Vocês já ouviram falar em macaco que toca um instrumento musical? Pois é. O macaco dessa história perdeu o rabo, mas tocou sua viola. A aventura não foi fácil, mas foi muito divertida. Vamos ouvir?

Nós


Às vezes um comentário maldoso nos deixa tão tristes que parece que cria um nó na garganta né? A personagem dessa história foi tão maltratada que criou nós pelo corpo inteiro. Ela quis fugir para longe até que encontrou alguém capaz de desatar todos eles com a melhor das atitudes: a amizade.

Enquanto seu Lobo não vem


Será que o lobo já está pronto para sair por aí assustando a todos na floresta? Fiquem atentos. Ele pode aparecer a qualquer momento.

Lúcia já vou indo.


A lesma Lúcia era tão lenta, que nunca conseguiu chegar a uma festa na hora. Um dia seus amigos resolveram fazer um evento na casa de Lúcia. Será que dessa vez ela chegou na hora?

O pescador, o anel e o rei


Um pescador fez uma aposta perigosa com um poderoso rei. O desafio é enorme, há emboscadas pelo caminho. Será que o pobre pescador conseguirá vencer?

Menina bonita do laço de fita


Um coelho branquinho era encantado com uma menina bem pretinha e fez de tudo para descobrir o segredo do seu tom de pele. Quer descobrir também?

A menina e o pássaro encantado


Uma menina tinha um pássaro mágico que cantava como nenhum outro. Diferente dos demais, ele sempre voltava para perto dela. Mas a menina queria tê-lo só para ela. Veja o que vai acontecer.

Maria vai com as outras


Maria era uma ovelhinha que acompanhava as outras em tudo. Mas nem sempre as ovelhas faziam o que Maria gostava. Será que ela vai acompanhar as amigas mesmo assim?

Adivinhas


Quem não gosta de uma adivinhação? Neste vídeo, Manoel Neto traz uma série de questões. Fiquem espertos e tentem responder todas. Vamos ver quem acerta mais?

Poesias


Há quem diga que poesia é “bem mais que sentimento, é sussurro de magia e da alma alimento”. Neste vídeo, Manoel traz a magia dos poemas: O convite (José Paulo Paes), No Zoologico , Vida de joão de barro(Élias José), O gato do João, O lenhador (Roseana Murrat).

Aninha e o Principe (conto popular)


Aninha era uma menina bem pobre, mas muito encantadora. Tanto que fez um príncipe muito rico e poderoso se apaixonar completamente. Os pais de Aninha não queriam esse relacionamento, mas apaixonado, o príncipe é capaz de qualquer coisa.

Felicidade Clandestina


Uma menina tinha o sonho de ler um livro que uma garota malvada possuía. Mas a maldade da dona desse livro adiou a realização do sonho da leitura.

FIQUE ATUALIZADO