Início >   Notícias >   Saúde

Janeiro Roxo é mês de conscientização e prevenção da hanseníase.


Janeiro é o mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase. Durante a campanha do Janeiro Roxo, a Secretaria da Saúde de Itapetinga reforça a necessidade de atenção, mobilização e combate à doença. As ações do Janeiro Roxo também visam lembrar da importância do diagnóstico precoce e do tratamento que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da luta contra o preconceito.

O Brasil é o 2º país no ranking mundial da hanseníase, atrás apenas da Índia. Segundo a Sociedade Brasileira de Hansenologia a desinformação e o preconceito são os grandes vilões responsáveis por este cenário. Em Itapetinga, anualmente, são diagnosticados cerca de 15 novos casos de hanseníase, mas acredita-se que o número real seja muito maior por conta da subnotificação.

O enfrentamento da hanseníase é feito a partir do diagnóstico precoce, do tratamento oportuno de todos os casos diagnosticados até a alta por cura e da vigilância daqueles que tiveram contato com o paciente.

A hanseníase tem cura, mas, se a doença não for tratada, há riscos de complicações graves. Itapetinga oferece o serviço de avaliação e tratamento da Hanseníase na Fundação Juvino Oliveira, instalada na Loja Maçônica. A unidade conta com enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem capacitados para atender a todos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

O diagnóstico precoce da hanseníase interrompe a cadeia de transmissão e evita novos adoecimentos, além de realizar a reabilitação nos casos em que ocorra eventual sequela da doença.

Mas o que é a Hanseníase?

É uma das enfermidades mais antigas do mundo; é infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A hanseníase tem uma evolução lenta, e os sinais e sintomas podem levar de 3 a 7 anos para se manifestar.

Quais são os sinais e sintomas da hanseníase?

É uma doença que afeta os nervos e o indivíduo pode apresentar manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas na pele, pode haver queda dos pêlos e alteração da sensibilidade nas manchas, além de dores nas articulações e formigamento.

Como é transmitida?

A transmissão ocorre através das vias aéreas de pacientes sem tratamento. O paciente que está sendo tratado deixa de transmitir. Estudos apontam que a maioria das pessoas que entram em contato com a bactéria da hanseníase não desenvolve a doença.

Como é feito o diagnóstico da Hanseníase?

O diagnóstico é feito com exame clínico através de uma avaliação dos sinais e sintomas e alguns exames complementares podem ser feitos como baciloscopia e biópsia.

A hanseníase tem tratamento?

Sim, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral de uso diário, o tratamento pode ser de 6 a 12 meses a depender da forma da doença.

FIQUE ATUALIZADO