Início >   Notícias >   Educação

Itapetinga tem educação cada vez mais inclusiva

Nesta segunda-feira, 25, professores, profissionais de apoio e cuidadores que trabalham com Atendimento Educacional Especializado se reuniram para mais um momento de formação. No auditório da secretaria de Educação, o grupo debateu a importância do acesso, da permanência e do aprendizado do aluno com deficiência.

A Educação Inclusiva em nosso município tem avançado e muito. Depois da criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado, inaugurado em dezembro de 2017, Itapetinga ganhou um espaço com equipe multidisciplinar que inclui Psicólogos, Psicopedagogos e Pedagogos. Desde então, o número de atendimentos, inclusive de apoio às escolas para lidar com as demandas, tem aumentado de forma significativa, uma vez vem crescendo, também, o número de crianças com deficiência na rede municipal.

Algumas escolas como CAIC, Augusto de Carvalho, Ismael Cruz e Luiza Ferraz já contam com uma sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado. No Colégio Jandiroba, o espaço já está sendo organizado para receber os alunos que dele precisem. A Escola de Tempo Integral Manoel Novaes em breve também terá seu AEE.

A Secretaria de Educação tem buscado formas de capacitação do profissionais e de reflexão sobre o tema. A construção de uma cidade educadora passa, invariavelmente, por uma educação inclusiva.