Início >   Notícias >   Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Itapetinga sedia 2ª etapa do Campeonato Baiano de Downhill


Itapetinga sediou a 2ª etapa do Campeonato Baiano de Downhill. Nos dias 23 e 24, os amantes de bicicleta e aventura se encontraram no Monte das Torres, de onde desceram, em velocidade máxima, pelos mais diferentes obstáculos. A competição se dividiu nas categorias Elite, Hardtail, Open e Iniciante. Ao todo, foram cerca de 80 atletas das mais diferentes cidades da Bahia.

A torre recebeu a infraestrutura necessária com o apoio das secretarias municipais para que o evento fosse realizado a um nível de alta performance. No sábado, aconteceu a fase classificatória que determinou a ordem de largada da final, no Domingo, quando foram descobertos os mais rápidos da pista. Genival Teixeira foi o grande campeão na categoria elite.

O downhill é um esporte que teve início na década de 70, nos Estados Unidos na Califórnia e consiste em, vários ciclistas descerem um determinado circuito em menor tempo. Quem descer em menor tempo, sagra-se vencedor da prova. Ao longo dos anos, os circuitos foram evoluindo, assim como as bicicletas com a chegada da tecnologia para quadros e suspensões com amortecedores, para maior desempenho em terreno de desnível.

No Brasil, a modalidade está presente desde os anos 90, com pilotos referência no cenário. A Bahia tem pilotos de ótimo porte que já competiram em etapas do campeonato mundial e panamericano. A liga baiana está presente desde 2010 e a cidade de Itapetinga atualmente tem uma das melhores pistas da região.

FIQUE ATUALIZADO