Itapetinga realiza Seminário de Educação Infantil

A secretaria de Educação realizou nesta sexta, 08, o Seminário Municipal de Educação infantil. Como esclarecia o tema escolhido, “Compartilhando práticas exitosas” o seminário teve o objetivo de, junto com a Editora Moderna, socializar experiências vividas pelas escolas municipais durante o ano.

Desde 2017, a administração vem investindo na educação de base, equipando espaços físicos, oferecendo formação de professores e disponibilizando suporte pedagógico, através dos livros didáticos da coleção Buriti Mirim, da Editora Moderna.

Ao abrir o evento, Gerliene Maia, coordenadora pedagógica da Editora Moderna, falou sobre sua surpresa e satisfação ao acompanhar de perto o trabalho das escolas itapetinguenses. “Quando propus o seminário a expectativa era bem menor. A gente fica encantado com o fazer de vocês.  Esperamos conseguir avançar ainda mais no processo de formação e no metodológico para que o professor se sinta alicerçado e alcance melhor os alunos. É bonito ver o que vimos aqui hoje. É emocionante ver materializado o que muitas vezes achamos que é só papel, mas que na verdade são reflexões, sonhos, desejos… é o futuro”, elogiou a coordenadora.

Satisfeito com os resultados que a educação municipal tem alcançado, o secretário Geraldo Trindade falou das conquistas dos últimos anos e do prazer em viver momentos felizes de celebração mesmo quando a educação brasileira passa por tantas dificuldades. Ao falar sobre o trabalho oferecido na base, Geraldo afirma que temos, assim como inúmeras cidades brasileiras, um problema muito sério. “As crianças chegam ao 4º ou 5º ano sem as competências mínimas. A gente não pode deixar cair na conta do professor. Tem que dar o suporte necessário para que eles pudessem desenvolver um trabalho de excelência. Já temos indicadores de que esse trabalho tem dado resultado. O investimento na pré escola tem dado resultados nos anos iniciais e hoje é dia de agradecimento”, celebrou o secretário.

O seminário aconteceu após um dia de andanças dos representantes da editora pelas escolas, conversando com crianças e professores. Ao final do seminário, um debate levou a todos o que chamaram de “devolutiva” às escolas. Na segunda-feira, 11, a secretaria irá analisar os resultados colhidos no 1º e 2º ano do ensino fundamental com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas e transformar Itapetinga em um polo educacional.