Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Itapetinga realiza o primeiro Encontro de Gestores Ambientais do Médio Sudoeste

Itapetinga realizou, na manhã desta quinta-feira, 22, o primeiro Encontro de Gestores Ambientais do Médio Sudoeste. No auditório da OAB, reuniram-se secretários da microrregião para discutirem políticas públicas de preservação ambiental e formas de construírem um desenvolvimento sustentável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Fábio Viana, o encontro teve como principal propósito a busca conjunta por soluções de problemas semelhantes aos mais diversos municípios. “Desde janeiro venho conversando com gestores e percebi que passamos por problemas comuns e que era preciso nos aproximarmos para entender mais as nossas dificuldades. Quando propomos o encontro, o objetivo não era fazer palestras, mas trocar experiências”, explicou.

Mediado pela engenheira ambiental Mariana Aguiar, o debate transcorreu sobre temas como o tratamento dos resíduos sólidos, a necessidade de criação de um plano municipal de saneamento básico, a formalização e operação do SISMUMA – Sistema Municipal de Meio Ambiente – e a importância de uma gestão ambiental integrada.

“Política ambiental não consegue ser medida, em algumas gestões, não é prioridade. Não há aporte de recurso da União ou do Estado. Por isso é preciso que pensemos em estratégias para uma gestão eficiente”, falou Fábio Viana.

Além dos secretários de Itarantim, Caatiba, Itororo, Itambé e Macarani, também estiveram no encontro, a secretária de meio ambiente de Vitória da Conquista, Ana Cláudia Passos e a servidora da defensoria pública, Taciana Miranda, que destacou o projeto Mãos que Reciclam, que tem como objetivo tratar de questões socioambientais relacionadas a catadores de resíduos sólidos.

“Um evento como esse traz ganhos enormes porque os gestores começam a debater e discutir problemas em comum e como solucioná-los. A gente já tem uma parceria com Itapetinga e vem trabalhando em alguns seguimentos, um deles é a Matinha: um trabalho fantástico que está sendo realizado no zoológico e que vai trazer muita novidade boa para a cidade”, afirmou Ana Cláudia Passos.

Também presente no evento, o secretário de Governo, Darwin Renan falou sobre a importância de uma gestão integrada para o desenvolvimento sustentável. “A gente precisa unir forças para reduzir esse desgaste ambiental. Sabemos que não é fácil para a gestão pública. Fábio tem tentado trazer alternativas para trazer desenvolvimento na área, não só em Itapetinga, mas em toda região e esse encontro é um exemplo disso”, disse o secretário ao também destacar o trabalho desenvolvido na Matinha. “Acho que chegamos à melhor fase da matinha e estamos próximos de reabri-la, para a população, para a comunidade científica… Queremos transformar o parque em uma grande área de lazer, mas também de pesquisa e desenvolvimento”, concluiu.

“Percebemos a necessidade de implementar uma política ambiental mais comprometida com os interesses da comunidade que potencialize um desenvolvimento sustentável”, disse Fábio Viana.