Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga inicia campanha de vacinação contra Gripe Influenza


A prefeitura de Itapetinga, seguindo calendário do Ministério da Saúde, deu início, nesta segunda, 10, à campanha de vacinação contra a gripe em influenza.

Nesta fase, serão priorizados idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores,  profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A meta é que nesta primeira etapa sejam imunizadas ao menos 90% das pessoas de cada grupo.

As vacinas já estão disponibilizadas em todos os postos de saúde do município. O paciente deve apresentar o RG, cartão do SUS e cartão de vacinação. A campanha contra a gripe influenza vai até o dia 31 de maio.

O que é a influenza?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.

A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

FIQUE ATUALIZADO