Início >   Notícias >   Eventos

Itapetinga completará 67 anos e a população ganhará uma programação especial – confira

Essa semana Itapetinga completará 67 anos de emancipação. No dia 12 de dezembro a cidade celebra a criação do município que se deu pela lei 508, do ano de 1952, quando o território foi desmenbrado de Itambé.

Para marcar essa data tão importante para os itapetinguenses, a Prefeitura preparou uma série de realizações, inclusive entrega de obras, para a população. Segundo o Prefeito Rodrigo Hagge, o aniversário é da cidade, mas quem ganha presente é o povo. “Fizemos obras durante todo o ano e agora, no aniversário da cidade, queremos entregar mais outras, em prol do bem-estar de todos os moradores”.

As comemorações começarão em clima de oração com a celebração de uma Missa, na igreja Nossa Senhora das Graças, às 8 horas. Em seguida, às 10h, será entregue para a população a reforma do Centro Educacional José Marcos. Dando continuidade às festividades, às 11h será inaugurado o CRAS do bairro Nova Itpaetinga e às 12h, entrega do posto de atendimento do SAAE, na Vila Isabel.

No fim da tarde o dia festivo encerrará com a Marcha para Jesus, às 16h, com partida da praça da Bíblia.

Na sexta-feira, 13, ainda terão mais entregas para a população em comemoração ao aniversário da cidade. Desta vez, a concentração será na escola Rosalina Vésper, totalmente reformada, às 12 horas. Onde também será a apresentação da praça Izaú Gonçalves, completamente revitalizada e a entrega de uma nova ambulância para a Saúde do município.

No fim de semana, uma programação esportiva marcará os 67 anos de Itapetinga. Nos dias 14 e 15, acontecerá o Campeonato Baiano de Downhill (de bike); e o Itapetinga Open Futevôlei. Ainda será realizada, também, uma vaquejada, no Parque 12 de dezembro, nos dias 13, 14 e 15.

Hino de Itapetinga

Um pouco da história de Itapetinga

A região onde hoje se situa a cidade de Itapetinga começou a ser conhecida a partir de 1912 quando Bernardino Francisco de Souza, tentando encontrar a estrada pedestre entre Vitória da Conquista e Ilhéus, fixaram-se às margens do rio Catolé, dedicando-se a atividades agrícolas.

Seguindo o seu progresso, Itatinga cresceu, e no dia 30 de março de 1938 teve a sua sede elevada à categoria de Vila, permanecendo integrada ao município de Vitória da Conquista. Porém, no mesmo ano, em 30 de novembro, a Vila de Itatinga foi desmembrada do município de Vitória da Conquista e é anexada ao de Itambé.

A mudança no nome de Itatinga para Itapetinga ocorreu no ano de 1944, com o Decreto-Lei Estadual n° 12.978, no qual o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, determinou que nenhum município do estado poderia ter nome semelhante a outro. Como os municípios mais antigos tinham preferência em manter os seus nomes, foi adicionada a sílaba “pe” ao nome de Itatinga, formando, então, o novo nome da vila: Itapetinga.

O crescimento foi rápido, tanto sob o aspecto humano quanto econômico, e, através da Lei 508, de 12 de dezembro de 1952, foi criado o município de Itapetinga, sendo o seu território desmembrado do município de Itambé.

Atualmente, Itapetinga é um importante centro econômico e social do sudoeste baiano. Conta com um crescente parque industrial e uma economia que tende a se diversificar para abandonar a pecuária como única atividade. No campo educacional, Itapetinga se destaca com um dos mais promissores campi avançados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.