Início >   Notícias >   Guarda Municipal

Guarda Municipal de Itapetinga comemora 53 anos

A Guarda Municipal de Itapetinga finalizou, nesta sexta-feira, 27, uma série de ações e encontros que tiveram como principal objetivo, capacitar os profissionais a agirem em situações de risco com equilíbrio, destreza e parceria com os colegas.

Durante as últimas quatro quartas-feiras (4, 11, 18 e 25 de novembro), os grupos se revezaram para participar de dinâmicas que visavam oferecer motivação e aperfeiçoamento aos membros do grupo, além de incentivar a tomada de decisão, a autoconfiança e solidariedade com o colega.

Além da conclusão do curso, a Guarda Municipal celebrou os 53 anos da instituição, completos no dia 20 de novembro.

E não faltaram motivos para comemorar. Na atual gestão, a GM reuniu uma série de conquistas que fortaleceu o grupo e aumentou a sua atuação no município.

Ainda em 2017, através de um convênio com o Ministério da Justiça, a Guarda ganha nova sede, onde hoje funciona o departamento.

Dois carros e duas motos foram completamente recuperados e auxiliam nas rondas e operações da GM. Também em 2017, foi aprovada a Lei de criação da Patrulha Maria da Penha, que tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas protetivas a mulheres vítimas de violência. O grupo trabalhou em todos esses anos, ao lado do CRM – Centro de Referência da Mulher  – e do CRAS em palestras sobre Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, na sede do município, no povoado de Palmares, no distrito de Bandeira e zona rural.

O grupo ainda passou por cursos de nivelamento, promoveu corridas beneficentes,  recebeu a cada dois anos, novos fardamentos e coturnos e vem ampliando sua área de atuação.

Durante a pandemia, a Guarda Municipal esteve ativa em todas as ações, participando das barreiras sanitárias, fazendo rondas e fiscalizações.

Há mais de 5 décadas, a Guarda trabalha para cuidar de Itapetinga e, principalmente, dos itapetinguenses.