Início >   Notícias >   Educação Meio Ambiente

Escolas são homenageadas por participação em projeto de Educação Ambiental

Na manhã desta sexta-feira, 08, nove escolas itapetinguenses – 3 particulares e 6 públicas – se reuniram no auditório da Câmara Municipal para receberem uma homenagem pela participação no projeto Ecokids e Ecoteens. O projeto de educação ambiental – idealizado e realizado pelo Ministério Público, com apoio da prefeitura de Itapetinga – busca levar às escolas conscientização sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais sustentável.

Há três anos no município, o projeto vem alcançando resultados que têm transformado o cenário nas escolas e nos lugares nos quais elas estão instaladas. Além disso, crianças e jovens se tornaram multiplicadores da ideia de preservação e conservação do meio ambiente.

Ao destacar a importância do projeto, Geraldo Trindade, secretário de educação, deixou um recado aos jovens alunos ali presentes: “vocês precisam fazer melhor do que a nossa geração fez. O meio ambiente grita por socorro e a gente precisa fazer algo. O Brasil passa por um momento muito complicado em relação à percepção que as nossas autoridades têm em relação ao meio ambiente. O que o Ministério Público nos propõe com o projeto é um referencial”, afirmou Geraldo.

A Promotora Pública, Karina Cherubini registrou aquele momento com três verbos. Agradecer: a todos os alunos que participaram do projeto. Parabenizar: às escolas e aos alunos pelo show que foram todos os lançamentos e pelo protagonismo de cada um. Almejar: que as novas escolas tenham pelo menos o mesmo perfil das escolas que já passaram pelo projeto. “Que não tivéssemos notícias tristes de barragem rompida, de queimadas na Amazônia ou no terreno vizinho, de derramamento de óleo. Que tenhamos esperança de um mundo melhor, mas para isso precisamos mudar as pessoas para que elas possam mudar o meio ambiente”, afirmou a promotora.

A cerimônia foi concluída com apresentações de alunos das escolas que participaram do projeto em 2019: Colégio Batista, Esther Ferraz e Maria Amélia.

Em 2020, o projeto continua, levando educação ambiental para pequenos multiplicadores de boas ações.