Educação Meio Ambiente

Escola Maria Amélia desenvolve ações para preservação do meio ambiente

A escola municipal Maria Amélia participa do projeto Eco Teens, desenvolvido pelo Ministério Público em parceria com a prefeitura de Itapetinga. Com o objetivo de formar jovens conscientes da importância de se preservar o meio ambiente, a escola vem desenvolvendo com os alunos ações de reflexão através de leituras, debates, oficinas e atividades que vão além das regras gramaticais e dos cálculos matemáticos, mas têm como principal função, formar cidadãos conscientes do seu papel na construção de um mundo sustentável, saudável e melhor para se viver.

A semana da escola foi agitada para os envolvidos no projeto. Os alunos organizaram um desfile cívico pelas ruas do bairro com cartazes e frases que buscaram alertar a população para a necessidade de cuidar do meio ambiente. Dentro da escola, uma palestra explicou aos jovens o que é, como se forma e o que podemos fazer para preservar este meio onde vivemos e do qual sobrevivemos. Uma oficina de confecção de vassouras com garrafa pet ofereceu aos alunos alternativas de reutilização de materiais recicláveis, reduzindo a geração de lixo, economizando matéria prima.

Em 2017, a Escola Maria Amélia estava interditada pelo Ministério Público por problemas estruturais. Hoje, completamente recuperada, a escola consegue desenvolver bem suas atividades e auxiliar na construção de uma cidade educadora, mais consciente e preocupada com o meio ambiente.