Início >   Notícias >   educação, cultura, ciência e tecnologia

Em paralisação de professores, secretário de educação debate possibilidade de melhorias para a classe

Nesta quarta-feira, em mais um dia de paralisação nacional, a APLB Sindicato reuniu a classe docente e, em frente ao Paço Municipal, reivindicou o pagamento do piso salarial. Para abrir a manifestação, o presidente do Sindicato, Renan Coelho, falou sobre a importância do professor para a construção de uma sociedade e sobre todos os problemas que o grupo tem enfrentado ao receber alunos com inúmeras questões sociais, em especial após o isolamento imposto pela pandemia.

Ao fazer uso da palavra, o professor Jerry afirmou que a valorização da educação passa necessariamente pela garantia do salário do professor. Para ele, era importante o investimento da totalidade do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – em salário de professores.

Presente durante toda a manifestação, o secretário de educação, Fábio Viana, saudou os professores ali presentes nomeando aqueles que foram seus educadores. “Saúdo aqui essas pessoas como reconhecimento ao poder transformador da educação pública também na minha vida. Se hoje estou secretário de educação é, muito, pela ação desses professores”, iniciou Viana.

Ao explicar alguns pontos citados nas falas dos professores, Fábio afirmou que 99,98% do Fundeb já é investido com pagamento de professores e elencou alguns dos outros avanços que a educação municipal conquistou. Entre eles, os laboratórios de ciências e robótica e a adequação de ambientes para planejamento de aulas.

Segundo o secretário, pensando em minimizar os problemas causados na pandemia, a prefeitura criou o CAV (para tratamento de pessoas da educação com adoecimento mental) e garantiu reforço escolar para crianças do 2º ao 5º anos.

Fábio falou ainda sobre a gestão democrática que vem buscando fazer, ouvindo a classe, respeitando suas escolhas para líderes e representantes e, principalmente, mantendo o diálogo respeitoso em prol de soluções que atendam às demandas do professor, sem, contudo, ser irresponsável com o erário público. O secretário disse manter-se aberto aos debates, disponíveis para mesas de discussões e pronto para esforçar-se ao máximo para construir uma educação capaz de fazer a terra de desenvolvimento que queremos.