Início >   Notícias >   Saúde

Em Brasília, secretário de Saúde busca melhorias para o município

Em viagem a Brasília, o Secretário de Saúde de Itapetinga, Hugo Sousa, participou de reuniões em setores chave do Ministério da Saúde em busca de melhorias para o nosso município.

Na terça, às reuniões foram direcionadas ao PAB – Piso de Atenção Básica. Junto com o Diretor de Programas da APS, Lucas Wollmann, o secretário discutiu o novo modelo de financiamento do SUS, a importância da informatização das unidades de saúde e a implementação do Programa Saúde da Hora. Além de pleitear novos incentivos financeiros ao município, Hugo ainda viabilizou a recuperação de uma emenda cancelada pelo Ministério da Saúde em 2016 para a construção de mais uma unidade de saúde.

“A reunião com o Sr. Lucas Wollmann foi importante porque esclareceu pontos fundamentais do novo modelo de financiamento do SUS que aumentará o teto do PAB do nosso município, além de nos motivar a implementar serviços inexistentes até hoje no município, como Programa Saúde da Hora.”, afirmou o secretário ao explicar que as unidades de saúde começarão a ser informatizadas ainda neste mês de Dezembro com recursos próprios.

Na quarta, as reuniões foram sobre a Média e Alta Complexidade do município (MAC). Em reunião com o Diretor do Departamento de Regulação Auditoria e Controle (DRAC), Sr. Josafá Santos, discutiu-se um possível aumento do teto MAC, o que traria mais recursos ao município, a requalificação do porte da UPA, a disponibilidade de emendas para investimentos em aparelhos e equipamentos modernos para realização de procedimentos ainda não ofertados pelo município e a ampliação e reforma do CAPS II em CAPS III.

Além das reuniões no Ministério da Saúde, o Secretário também se reuniu nos gabinetes dos Deputados Antônio Brito (PSD), João Roma (PRB) e Arthur Maia (DEM).

“Deixo registrado meus agradecimentos ao Deputado Antônio Brito e a seu Chefe de Gabinete, Hermes Sampaio; ao Deputado João Roma; e ao Deputado Arthur Maia, sempre solícito e atencioso com nosso município. Volto com a certeza da grandeza e o prestígio do nosso município graças a participação ativa do nosso prefeito Rodrigo Hagge junto as autoridades parlamentares”, concluiu Hugo Sousa.