Educação

Educação Inclusiva é o tema da Jornada Pedagógica 2020

Na manhã desta segunda-feira, 27, começou a Jornada Pedagógica 2020. Pelo segundo ano consecutivo, todos os profissionais que fazem parte da educação municipal se reuniram para debater os planos para mais um ano letivo. Certos de que não se constrói uma cidade educadora sem incluir todos, Educação Especial foi o tema escolhido por ser este, como afirmou o Secretário de Educação Geraldo Trindade, “o nosso propósito, o nosso projeto maior para 2020”.

Durante a abertura oficial do evento, Trindade falou sobre os desafios, a esperança e as alegrias que estão por vir neste ano que se inicia. “Não me lembro de começar um ano com tantos desafios, mas também não me lembro de tantas conquistas. Todos nós juntos estamos fazendo uma educação de qualidade e estamos muito orgulhosos do que estamos conseguindo”, afirmou o secretário.

Presente no evento, o diretor do NTE-08, Alécio Chaves, destacou a importância da parceria e de um bom trabalho da rede municipal. “Todo aluno é aluno municipal, porque é no município que as coisas acontecem”, afirmou Alécio ao garantir que “não há democracia real se ela não passar pela educação”.

Ao declarar oficialmente aberta a jornada, o prefeito Rodrigo Hagge faz um discurso de agradecimento pelo trabalho desempenhado por toda a equipe da educação. “Tive grande privilégio de estar prefeito nesse período e de saber  que transformamos a educação de Itapetinga. Muito além de desejar um ano profícuo, quero externar minha eterna gratidão a todos. Que nós possamos continuar a promover educação com inclusão. Vamos continuar fazendo história, fazendo bonito, para que Itapetinga continue sendo exemplo para a nossa microrregião”, afirmou o prefeito.

A Jornada

Após o pronunciamento oficial do Secretário Geraldo Trindade – que elencou as dificuldades e os avanços do município nos últimos três anos – a Jornada continuou com a palestra da professora Évila Carrera, sobre o Poder da Comunicação para a melhoria da educação”.

À tarde, a programação seguirá com uma mesa redonda que debaterá A escola e a Inclusão num tempo de metamorfose. Ana Cláudia Mattos, mestranda em Educação e Diversidade, comandará as discussões que serão mediadas pela pedagoga Jadira Couto Cruz.

Na terça-feira, 28, a reunião se dará nas unidades escolares.