Início >   Notícias >   Saúde

Curso de diagnóstico precoce do câncer infantil capacita profissionais em Itapetinga

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 04, o encerramento do curso de capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes realizado pelo GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer, em parceria com a Prefeitura Municipal. No auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, reuniram-se médicos, odontólogos e membros das Equipes da Estratégia Saúde da Família que participaram do curso para entrega dos 225 certificados.

Na oportunidade, o Secretário de Saúde, Danylo Patês, falou que aquela não era apenas uma solenidade, mas uma oportunidade de começarmos a mudar o destino de muitas crianças itapetinguenses.

Participando do evento, a odontóloga Rosane Filgueiras falou com entusiasmo sobre a possibilidade de capacitação para reconhecer sinais e sintomas do câncer infantil. “Aqueles que fizeram o curso saíram transformados porque vocês passaram vida e amor. O entusiasmo, maneira de trabalhar de vocês deu a nós uma lição de vida. Vocês expressam a humanização”, falou a odontóloga, lembrando de uma frase dita no curso: “Comprimidos aliviam a dor e o amor alivia o sofrimento”.

Antes de começar a certificação dos participantes, Maria Cecília Limoeiro, Coordenadora Técnica do Projeto, falou sobre o trabalho do grupo: “A gente veio construir laços, estender as mãos. A gente trabalha para que crianças possam ser crianças. A gente trouxe para Itapetinga o que faz em Itabuna e saiu com muito amor na bagagem e mais 225 parceiros na luta contra o câncer infantil”

Desde o mês de agosto, o projeto de diagnóstico precoce chegou a Itapetinga. Intitulado “Detecção Precoce: o caminho mais curto para a cura”, o projeto teve a intenção é sensibilizar e capacitar os profissionais das Equipes de Saúde da Família no município quanto aos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, e os cuidados necessários às crianças e adolescentes que estão em tratamento.

Ao final, ficou a certeza de que podemos contar com um grupo de profissionais mais preparados para identificar e combater o câncer. Itapetinga sai fortalecida na luta, entre outras conquistas, pela pactuação em Itabuna. Como falou a coordenadora, a proximidade do tratamento já muda a realidade de muitas crianças.

A prefeitura de Itapetinga vem buscando parcerias capazes de melhorar a oferta do serviço público, melhorando assim, a vida dos itapetinguenses. Uma gestão humanizada, que cuida de gente, é o que constrói uma cidade mais desenvolvida.