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Comdecon dá dicas de como não ser enganado na Black Friday


A Black Friday é um tradicional dia de liquidações que atrai uma multidão de consumidores. Surgida nos Estados Unidos, essa ação promocional é considerada o início das vendas de Natal e acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças.

Há alguns anos o Brasil adotou a estratégia de vendas que se consolidou e vem conquistando clientes. No entanto, o Comdecon de Itapetinga alerta os consumidores a terem atenção redobrada para evitarem endividamentos e, principalmente, para não caírem em armadilhas do que já ficou conhecido como “Black Fraude”.

Pensando em proteger os consumidores de Itapetinga e região, o coordenador Jair Saloes deixou algumas dicas importantes para que possam aproveitar a data sem prejudicar o bolso.

  • Atenção para promoções que prometem “metade do dobro”

Embora muitas promoções sejam verdadeiras , algumas empresas se aproveitam do momento para aplicar descontos falsos. Para ter uma ideia, em 2021, o site Reclame Aqui registrou 9690 queixas de aumento de preço e propaganda enganosa.

O golpe conhecido como “a metade do dobro” funciona assim: na quinta-feira, aquela TV que você quer comprar custava R$ 1.999. Na sexta, dia da Black Friday, ela aparece por R$ 3.500, mas você pode comprar ela por R$ 2 mil. Isso significa que não há desconto real, mas uma manobra para enganar o consumidor.

Para evitar cair em golpes como esse, fiquem atentos a algumas dicas:

1. Faça uma lista do que você deseja comprar

É fundamental ter organização, planejamento e saber priorizar o que você quer e não o que está “barato”

2. Pesquise sobre as lojas com Black Friday

Uma forma simples e eficaz de fazer essa busca é via Serasa, nas redes sociais e nos sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui Reclame Aqui.

Outra forma de verificar é vendo o site oficial da Black Friday. Lá  você vai encontrar a lista de lojas participantes. No Brasil, existe um “ranking” das 15 lojas com as melhores notas em preço, entrega, atendimento e facilidade de compra. É só checar as vencedoras nos anos anteriores do “Prêmio Black Friday de Verdade”.

3. Compare preços

No próprio site da Black Friday é possível receber por e-mail os principais descontos das empresas.

4. Cuidado com o preço do frete

Uma forma muito comum de os vendedores tentarem enganar os consumidores é dar um bom desconto no produto, mas compensar essa quantia no preço do frete.

Então, desconfie da loja se aquele livro que custava R$ 55 com frete grátis de repente aparece na Black Friday por R$ 39 + R$ 18 de frete.

5. Confira a segurança do site

A primeira dica para garantir um ambiente seguro é observar se há um símbolo de cadeado na barra de endereço no alto à esquerda. Isso significa que suas informações permanecerão privadas e não há risco de vazamento de dados. Você também pode conferir se, no endereço do site, o HTTP tem a letra S ao final (ex.: HTTPS://nomedosite.com.br). Para ficar ainda mais seguro, atualize o seu programa de antivírus e crie uma senha exclusiva para aquele site

6. Prefira pagar no cartão de crédito

Se o site que você quer comprar só aceita pagamento em boleto, abra o olho! Essa é uma forma muito comum de golpe: você paga o boleto, o site desaparece e você fica sem o seu produto e sem o seu dinheiro. Então, vale a pena usar o cartão de crédito ou o cartão virtual para evitar qualquer dor de cabeça!

7. Cuidado com o prazo de entrega

Com a alta das vendas, os Correios e transportadoras ficam superlotados e muitas lojas aumentam os prazos de entrega.

8. Preste atenção nas condições de troca e garantia

É essencial olhar cuidadosamente os termos e condições, tirar dúvidas pelo atendimento da loja e só comprar após ter certeza de que sua compra está protegida.

9. Denuncie os golpistas

Encontrou um espertinho querendo aplicar golpes? Recebeu um e-mail suspeito? Denuncie ao Comdecon. Tire prints das telas ou fotos da loja e encaminhe para os órgãos de proteção ao consumidor.

10. Controle seus impulsos

Para evitar problemas, faça a si mesmo duas perguntas básicas e seja o mais sincero possível nas respostas:

  1. A compra cabe no meu orçamento?”: Se você hesitar, é provável que acabe se atrapalhando no futuro por algo que talvez nem seja assim tão indispensável.
  2. Qual é a urgência desse produto na minha vida?”: se você puder deixar para daqui a pouco, quer dizer que pode passar essa Black Friday sem mais um gasto.

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