Saúde

Com novo modelo de financiamento, Secretaria de Saúde debate formas de ampliar a captação de recursos para o município

Na última quarta-feira, 22, médicos, enfermeiros e dentistas da rede municipal se reuniram para a apresentação do nova forma de financiamento da Atenção Primária à Saúde.

O novo modelo, que começa a valer a partir de abril, fará com que o repasse de recursos aos municípios não tenha valores fixos, mas considere o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das unidades, a partir de indicadores como qualidade do pré-natal, controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.

Atualmente, apenas 39 mil itapetinguenses estão cadastrados através do cartão do SUS. Pensando em otimizar os serviços e melhorar a captação de recursos, a Secretaria Municipal de Saúde já planeja estratégias para cadastramento e aumento de produtividade.

Entre as estratégias traçadas pela secretaria estão a ampliação da informatização, o estímulo à buscativa de pacientes, o credenciamento de novas equipes de saúde da família e a construção de novos postos de saúde para aproximar ainda mais a população dos serviços públicos.

Coordenaram a reunião, o Secretário de Saúde, Hugo Sousa, a coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Cruz, a Coordenadora de Saúde Bucal, Rosane Filgueiras e a Diretora de Atenção à Saúde, Karine Benevides.

Em Itapetinga, a Secretaria de Saúde tem conseguido driblar as dificuldades enfrentadas em todo país por conta do contingenciamento de verbas.