Início >   Notícias >   Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Biblioteca Municipal realiza programação referente ao Novembro Negro

No último domingo, celebrou-se o Dia da Consciência Negra. Mais do que um momento de celebrar a libertação e as conquistas de direitos, é um dia de luta, de enfrentamento e de revolução. Dia de conscientizar, de fato, a população sobre a necessária e urgente luta antirracista.

Pensando nisso, a Biblioteca Municipal promoveu, de 14 a 22 de novembro, uma programação cheia de informação, conscientização e empoderamento.

Exposições, atividades teatrais, mesas redondas, palestras e oficinas compuseram uma ação que teve como principal objetivo o letramento antirracista.

“O letramento racial é um conjunto de práticas que vai nos ajudar a desconstruir formas racistas de pensar, porque o Brasil foi letrado a partir de um conceito racista. Agora, precisamos letrar racialmente nossos alunos para desconstruir esses nossos olhares, para podermos pensar em uma educação antirracista válida e eficaz”, afirmou o secretário de educação, Fábio Viana.

Quem passou pela biblioteca durante a programação do Novembro Negro pode viver uma experiência cultural rica de valorização de histórias e costumes, de exaltação das nossas raízes e, sobretudo, de conscientização e respeito.

“Somos luta e, sobretudo somos o que há de mais belo em nossas veias: somos negros, somos povo do Brasil. Acreditamos que podemos construir uma existência na qual direitos sejam respeitados e culturas sejam valorizadas com equidade”, disse Taline Sá, diretora da Biblioteca Municipal.