Início >   Notícias >   Saúde

Apesar dos problemas de distribuição de medicamentos em todo o Brasil, Itapetinga mantém farmácias abastecidas


Secretários de saúde de diversos Municípios e Estados, em todo o território nacional, têm tido dificuldades na aquisição de medicamentos que deveriam ser distribuídos pelo SUS. Entre os motivos, dizem secretarias de Saúde e entidades do setor, estão problemas com as demandas pós pandemia, no fornecimento pelo Ministério da Saúde e dificuldades de importação de insumos, por causa da guerra na Ucrânia e do lockdown na China.

A prefeitura de Itapetinga, no entanto, vem regularizando seu estoque de medicamentos e insumos de saúde para melhor atender à população.  Os medicamentos básicos são distribuídos em todas as unidades de saúde com a apresentação de documento de identificação, cartão sus e receita médica atualizada.

A distribuição regular e manutenção de atendimentos estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde da cidade, povoado e distrito.

“A falta de medicamentos traz consequências irreversíveis para pacientes com doenças crônicas que dependem do SUS. É função o município dar a assistência a todos. Quando a população tem acesso aos medicamentos, pode cuidar de seus problemas de saúde com segurança e mais tranquilidade. Por isso, a secretaria de saúde tem buscado todas as alternativas para que não faltem medicamentos àqueles que deles precisam”, afirmou o farmacêutico, Danylo Patês.

FIQUE ATUALIZADO