Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Animais recém-chegados à Matinha passam por sexagem e avaliação sanitária


Dando continuidade ao seu projeto de preservação e conservação da fauna, o Parque da Matinha, após receber novas aves do Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestre – de Vitória da Conquista, realizou, em parceria com a UFBA, a sexagem e análise dos papagaios e araras.

Os professores Ricardo Fraga, Mário Borba e Edma Santos de Antonio realizaram coletas de material biológico para avaliação sanitária dos animais recém-chegados para avaliarem, por biologia molecular, a presença de patógenos como as bactérias e vírus. Além disso, foram avaliadas, também, a presença de parasitas cutâneos dos animais. A sexagem molecular permitiu determinar o sexo das aves e, assim, acomodá-las e cuidá-las de forma mais individualizada.

Duas turmas do curso de Ciências Biológicas da UFBA de Vitoria da Conquista acompanharam os professores. Uma trabalhou, dentro do Parque, no componente curricular “Biodiversidade Animal IV: Amniotas” e a outra no componente “Manejo e conservação da biodiversidade”.

“A gente sempre gosta de explicar que o Parque da Matinha não apreende animais de vida livre. Aqui só chegam aqueles que já foram capturados – vindos de tráfico de animais e comércio ilegal, por exemplo –  e que não têm mais condições de sobreviverem em seu habitat natural. Aqui, a gente proporciona a eles maior conforto, em um ambiente mais adequado e mais próximo do que encontrariam na natureza. Além disso, buscamos proporcionar importantes estudos capazes de ampliar a atuação na preservação e conservação ambiental. A parceria com a UFBA é um dos exemplos de que estamos no caminho certo, fazendo deste, um espaço rico e capaz de trazer inúmeros benefícios para a nossa comunidade”, afirmou o secretário, Luciano Almeida.

FIQUE ATUALIZADO