Início >   Notícias >   Saúde

Agentes de endemias realizam vistorias no combate ao Aedes Aegypti


2023 começou com combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os agentes de combate às endemias estão desde os primeiros dias do ano fazendo vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais com o objetivo de identificar e acabar com focos endêmicos. O trabalho passa por inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados e aplicação de larvicidas e inseticidas.

Ações educativas também fazem parte da rotina dos agentes. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças como dengue, zika e chikungunya fazem parte da rotina daqueles que estão em contato direto com a comunidade.

“Os agentes estão em contato direto com a população. Ele conhece os principais problemas da localidade e é capaz de envolver o povo na busca pela solução rápida e eficaz de suas questões. Além disso, o agente pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, promovendo saúde plena na região onde atua”, explicou Márcio Ribeiro, coordenador de Endemias.

O ACE é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada com as equipes de atenção básica. Nos próximos dias, o grupo fará mutirões de limpeza e vistoria nos mais diversos bairros da cidade. Atenda bem o agente comunitário. A luta contra o aedes aegypti é de todos nós.

FIQUE ATUALIZADO