Início >   Notícias >   Saúde

Agentes de endemias realizam ação de bloqueio contra o Aedes Aegypti por UVB Costal


Embora Itapetinga venha mantendo índices baixos de infecção de doenças como dengue, zik e chincungunya, o trabalho dos agentes de endemias segue de forma criteriosa e bastante técnica. Nesta semana, o grupo esteve em alguns bairros específicos da cidade em uma atividade de contingência para o controle de vetores.

Através da utilização de pulverizadores UBV – Ultra Baixo Volume, os agentes realizam um bloqueio, atingindo o mosquito já em sua fase adulta. O trabalho de pulverização de inseticida com o auxílio da bomba costal é realizado pela equipe de controle químico nos locais com maior circulação de vírus, após análise de indicadores epidemiológicos.

“Esse tipo de bloqueio é feito de forma localizada, nos chamados Pontos Estratégicos, nos quais temos notificações de focos, como borracharias ou terrenos baldios. Mesmo com apenas 21 casos notificados e só 04 confirmados, a prevenção deve continuar. É justamente por causa desse trabalho que estamos conseguindo manter os nossos índices controlados”, explicou o coordenador de endemias, Márcio Ribeiro.

O uso de pulverizações em UBV é uma atividade de contingência para o controle de vetores e é realizada conforme notificações de casos suspeitos e confirmados de Dengue em determinados local e período.

“Embora controlada, a Dengue é uma realidade e uma preocupação em nosso município e em toda região e as recomendações são as mesmas: não deixe água parada, lave e esfregue bem os pratos de plantas, bebedouros de animais e recipientes atrás das geladeiras, mantenha a caixa d’água vedada e as calhas e ralos sempre limpos. A gente precisa da ação de todos para seguir mantendo em controle a proliferação do mosquito”, concluiu Márcio.

FIQUE ATUALIZADO