Início >   Notícias >   Saúde

A prevenção colocou seu bloco na rua

Nesta sexta-feira, 17, conscientização e prevenção colocaram seus blocos na rua. Na Alameda Rui Barbosa, a equipe do Caps/Ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) realizou uma ação educativa referente à prevenção ao abuso de álcool e outras drogas. O grupo falou ainda sobre a importância do autocuidado.

A ação faz parte da atual política de redução de danos adotada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é proporcionar uma reflexão ampliada sobre práticas que podem causar danos aos indivíduos e diminuir as consequências adversas para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas.

As práticas de redução de danos, surgidas como uma alternativa para as estratégias proibicionistas do tipo “guerra às drogas”, baseiam-se em princípios de pragmatismo, tolerância e compreensão da diversidade. A ação desta sexta buscou, de forma lúdica, educar para a valorização da vida, colocando em prática estratégias de proteção e autocuidado frente às situações de vulnerabilidade.

Nas abordagens, foram distribuídos mais de 200 kits contendo panfleto com dicas sobre redução de danos, incentivando a hidratação e diminuindo a chance de intoxicação pelo álcool. A atividade gerou um ambiente agradável e divertido, com a participação das pessoas que circulavam pelo comércio e da equipe da secretaria de saúde.